"Há alguém mais gulosa do que eu?" é uma rubrica semanal na RFM (no Wi-Fi, aos Domingos, pelas 21 horas), uma app, um blogue, livros de receitas, canal no YouTube e catering de uma repórter apaixonada por doces.

Tinha em casa bastantes amoras biológicas e aproveitei para utilizar num bolo de babar!

Este bolo fica melhor após umas horas em repouso no frigorífico, se aguentares esperar! Além da frescura do creme, a massa ficará mais húmida. É perfeito para celebrares um dia especial ou para fazeres já este fim-de-semana. Amanhã ou domingo é dia de fazer um doce aí em casa? Espero que gostes da combinação massa fofa com sabor a baunilha, doce de amora e um queijo creme aveludado aromatizado também com baunilha! Se preferires podes trocar a baunilha por raspa de lima ou de limão, para um toque de frescura!

Bolo de Baunilha e Amora



Bolo:
4 ovos
270 g de açúcar
240 g de farinha de trigo com fermento
100 g de manteiga amolecida
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de sobremesa de essência de baunilha



Doce de Amora:

150 g de amoras frescas
75 g de açúcar mascavado

Creme:
300 g de queijo creme
150 g de açúcar em pó
1 colher de sobremesa de essência de baunilha

Decoração:
Amoras frescas q.b.


Bolo de baunilha: pré-aquecer o forno a 175 ° C. Untar e forrar o fundo de duas formas de 18 cm com manteiga e papel vegetal.
Bater os ovos com o açúcar e a manteiga. Envolver os restantes ingredientes. Dividir pelas duas formas e levar ao forno durante 20 minutos. Deixar arrefecer e desenformar.

Doce de amora: levar num tacho ao lume as amoras com o açúcar, deixar cozinhar durante 15 minutos em lume brando. Triturar.

Creme de baunilha: bater todos os ingredientes até ficar um creme fofo.

Montagem: colocar um dos bolos num prato de servir. Espalhar o doce de amora. Aplicar por cima metade do creme de baunilha. Colocar o bolo por cima. Espalhar o creme restante e decorar com amoras frescas.


Blogue: https://www.mafaldaagante.com/