A abertura de fronteiras e a crescente liberdade em viajar levou a Forbes a fazer um guia com as cidades e vilas “deslumbrantes” portuguesas. A beleza, a arquitetura e a gastronomia destes locais mereceram destaque e foram a origem desta reportagem.


O primeiro destaque não podia ser mais óbvio, mas também não podia não estar nesta lista.
Lisboa é uma das cidades mencionadas pela Forbes - “não há como negar que Lisboa é um destino espetacular por si só”, lê-se. No entanto, são referidos outros destinos alternativos à capital para umas férias inesquecíveis. “Felizmente, Portugal está repleto de uma grande variedade de cidades fascinantes”, escreve a Forbes, mencionando cinco cidades que se estendem desde os arredores de Lisboa até ao norte e centro do país. Nem todas são conhecidas pelos turistas e são, por isso, muitas vezes subestimadas. Agora, depois desta recomendação da Forbes, esta realidade pode mudar.

Porto é referido pela sua “espetacular” comida e bebida (sem esquecer as francesinhas, claro), arquitetura deslumbrante e centro histórico da cidade. O destaque vai para o Palácio da Bolsa, a Torre dos Clérigos e a Capela das Almas.



Depois, a Forbes elegeu Cascais e refere que é uma vila para “quem prefere as coisas boas da vida”.

Isto por causa das suas praias “idílicas”, locais como a Boca do inferno e um centro da cidade que convida qualquer um a prova ginja.



Para os amantes “de arquitetura complexa e monumentos históricos preservados”, a Forbes aconselha Coimbra.

Aqui não faltam igrejas, mosteiros, ruínas da era romana e a Universidade mais antiga de Portugal para visitar.



Mais a sul de Coimbra está Santarém que também guarda em si muita história.

A Forbes sugere um passeio “pelo centro da cidade, pela esplêndida Sé Catedral de Santarém e Igreja da Graça”. No fim, nada como uma visita às Portas do Sol para contemplar uma vista “espetacular” sobre o rio Tejo.



Por fim, e não menos importante, Guimarães.

“Para os aficionados da História de Portugal a planear uma viagem à Península Ibérica, nenhuma visita está completa sem passar um dia em Guimarães”, diz a Forbes.

E todos os caminhos vão dar ao castelo, ao Padrão do Salado, Paço dos Duques de Bragança e aos jardins do Brasil.



São estas as cinco localidades eleitas pela Forbes como deslumbrantes e que qualquer turista devia visitar.

Não só para se deixar deslumbrar com a nossa gastronomia e paisagens, mas também para ficar a conhecer mais sobre a História de Portugal.