Se queres dormir melhor, não tenhas estas coisas no quarto

HÁ OBJETOS QUE PODEM INFLUENCIAR E MUITO O TEU SONO


Já pensaste que uma das razões pelas quais não consegues dormir pode estar relacionada com os objetos que tens no teu quarto? Não é só uma questão de design ou de decoração. A forma como organizas e dispões objetos no teu quarto, pode afetar o teu sono.


O site Ekonomista fez uma lista de cinco coisas que não deves ter no quarto. Faz o teste e experimenta.


  • Animais de estimação

Pode dizer-se que é comum que quem tem um animal de estimação dorme com ele. Mas também é certo, segundo um estudo feito na conferência SLEEP 2014, que 30% dos donos inquiridos, que partilham o quarto com os seus animais, acordam pelo menos uma vez por noite, 63% revelam má qualidade de sono e 5% têm dificuldade em voltar a adormecer depois de serem perturbados pelos animais durante a noite.



  • Aparelhos eletrónicos

Esta não deve ser uma novidade para a maioria das pessoas. Nos últimos anos, com o boom da tecnologia, muito se tem falado do impacto dos telemóveis, computadores e outros dispositivos eletrónicos no nosso sono. Há quem não consiga dormir sem antes dar uma espreitadela nas redes sociais, e isso pode prejudicar e muito a qualidade do sono.

A luz dos aparelhos eletrónicos é demasiado forte para o nosso cérebro e prejudica o sono, segundo vários estudos.


  • Almofadas em demasia

É um ponto improvável. Como é que as almofadas podem prejudicar a qualidade do sono, se dormirmos com elas? O Ekonomista refere-se às outras almofadas que por norma servem para decorar o quarto e que acabam por ficar na cama e por terem o mesmo papel que a principal. No entanto, para dormir não precisas de muitas almofadas. Uma é o ideal.


  • Luzes brancas e azuis

É um pormenor a que a maioria de nós não dá importância, mas que tem um grande efeito no sono. Se no teu quarto tens luzes brancas ou azuis, o melhor é trocá-las. Estas cores podem ter efeitos negativos na tua noite de sono, uma vez que podem afetar o teu ritmo cardíaco e inibir a produção de melatonina, que ajuda a regular o ciclo do sono.




  • Comida

Comer no quarto vai ter de ser outra coisa que terás de deixar, se queres dormir melhor. Não só a comida envia sinais errados ao teu cérebro e prejudica a qualidade do seu sono, como há uma forte probabilidade de deixares cair migalhas na cama que, na hora de dormir, não te proporcionarão o melhor conforto.


Já sabes, a simplicidade é a chave. Na hora de ir dormir, desprende-te de qualquer objeto e torna o teu espaço o mais tranquilo e minimalista possível. Lembra-te que o objetivo é ter o mínimo de coisas que possam estimular o cérebro.


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