O esforço para reduzir a pegada de carbono tem sido coletivo. Vários países têm-se unido nesta luta e a capital da Finlândia avançou com uma medida que pode não agradar a todos, principalmente aos amantes de carne. Helsínquia vai deixar de servir carne em eventos oficiais, a partir de janeiro de 2022, de forma a reduzir o impacto climático dos alimentos e a quantidade de recursos naturais utilizados pela cidade.


Assim, em alternativa, nos seminários, cimeiras, reuniões de equipa, receções e outros eventos, vão passar a serem servidos pratos vegetarianos e peixes locais sustentáveis. E há mais exceções: café, chá e alimentos como fruta, oferecidos nos eventos, terão de ser adquiridos de produtores de comércio justo. Depois, o leite será substituído por bebidas vegetais e os recipientes descartáveis deixarão de existir.


Agora, isto significa que se Helsínquia receber figuras de renome, como o rei da Suécia, não poderá servir a gastronomia local? Não, nesses casos a capital da Finlândia prevê como uma exceção.



Este é um esforço coletivo que coincide com a altura em que a COP26 está a decorrer, uma cimeira que junta vários países para, durante doze dias, discutirem medidas a serem implementadas para manter o aquecimento global médio abaixo dos 1,5ºC.

Em Helsínquia, a expressão "gangue do croquete" deixará de fazer sentido em eventos oficiais. A menos que sejam vegetarianos.