Quando se trata de separações, a tendência é achar-se que são as mulheres que sofrem mais. Os filmes, as músicas e a sociedade falam-nos em mulheres com o coração partido, mas a verdade é que os homens não ficam imunes a esta temática.


Um novo estudo, publicado no Journal of Social and Personal Relationships, até contradiz esta tendência e diz que os homens sofrem mais do que as mulheres nas separações. Um grupo de psicólogos analisou as características psicológicas de mais de 184.000 pessoas que postaram os seus problemas de relacionamento num fórum online anónimo. A conclusão foi a menos esperada: os homens foram os que mais sofreram quando o seu relacionamento acabou ou piorou.

Ao longo do estudo, a equipa de investigação queria também colocar em teste muitas ideias comuns sobre diferenças de género nos relacionamentos. Por exemplo, será que os homens são mesmo os que ficam menos envolvidos emocionalmente nos relacionamentos do que as mulheres? Ou será que os homens simplesmente não se sentem à vontade para partilharem os seus sentimentos?



A análise dos dados revela que os participantes do sexo masculino foram os que falaram mais sobre o desgosto amoroso, o que sugere que o estereótipo de que os homens são emocionalmente menos envolvidos nos relacionamentos do que as mulheres está errado.


Além disso, o estudo mostra também que os homens são mais propensos a procurar ajuda profissional online do que as mulheres, para lidar com os seus relacionamentos.

Este estudo veio mostrar como muitos dos estereótipos da sociedade em relação aos homens são isso mesmo e que, como tal, nem sempre correspondem à realidade.
Não duvides da capacidade sentimental de um homem. Eles sofrem com os términos de uma relação, simplesmente alguns podem não o mostrar com a mesma facilidade.