Até que ponto adoravas que o teu cão ou gato, a meio do dia, te ligasse em videochamada? Estás no trabalho, preocupado com ele, "será que está bem?", "será que se sente sozinho?", "será que já destruiu a casa?", e assim, através deste sistema, todas estes "se's" desapareciam.


O DogPhone funciona com uma bola com um acelerómetro que, quando agitada pelo animal de estimação, envia um sinal para um computador onde se inicia a videochamada. O dono pode igualmente ligar ao animal de estimação, que terá de mover a bola para atender.


O DogPhone foi idealizado por Ilyena Hirskyj-Douglas, da Universidade de Glasgow, que o criou mais a pensar no animal de estimação. A especialista acredita que os próprios animais de estimação têm as s



Esta bola, que permite ao cão fazer uma videochamada, teve por base Zack, um labrador com 10 anos de um dos investigadores. O acelerómetro, presente na sistema DogPhone, foi testado por Zack, ao ser escondido dentro do seu brinquedo favorito.

Nos primeiros dois dias, Zack fez 18 videochamadas, metade das quais "acidentais", por ele dormir em cima da bola, o que sugeria que o sistema era muito sensível.

Mas, noutras ligações, quando estava acordado, Zack mostrou à dona alguns brinquedos com os quais eles costumavam brincar e aproximava-se do ecrã, o que dava a ideia que estava a interagir com o dono.


O DogPhone ainda está na sua fase inicial, mas é um sistema que pode ajudar e muito os cães e donos que sofrem com a separação. Este sistema foi especialmente pensado para o pós-confinamento em que a maioria das pessoas regressaram aos escritórios e os cães, que estavam habituados a estar com os donos, 24 horas por dia, ficam sozinhos em casa e podem sofrer com isso.