Buffet é para todos comerem o que quiserem, menos para Mr. Chang. O seu apetite é tão grande que o restaurante Handadi Seafood BBQ, em Changsha, na China, o recusou servir por dar demasiada despesa. O entusiasmo para comer é sempre tanto que o restaurante teve de tomar medidas.


Será caso para medidas tão drásticas? Ora, na primeira vez que Mr. Chang visitou o restaurante, comeu uma travessa com mais de um quilo e meio de pés de porco. Na segunda vez, tomou conta de mais de três quilos e meio de camarão. E, na última vez, usou 30 garrafas de molho de soja.

O grande apetite de Mr. Chang acabava, segundo a CNN Business, por gerar prejuízos ao restaurante. Já Mr. Chang diz que não tem culpa de comer muito e acusa o restaurante de o discriminar.


A verdade é que o conceito de buffet é, esse mesmo, comer tudo o que tu quiseres e, por isso, Mr. Chang não está a cometer nenhuma ilegalidade. Ainda assim, a razão não fica do lado de ninguém, porque as redes sociais dividiram-se. Há quem compreenda a situação do dono do restaurante e quem acha injusto a medida tomada.



Não deixa de ser curioso esta história passar-se na China, país que decretou, no ano passado, o fim de banquetes tradicionais para combater o desperdício alimentar. Seja em casa, ou em restaurantes, a nova regra estipula que seja servido um prato por convidado. E os menus já permitem pedir meias porções.

A Academia Chinesa de Ciências estima que, em cada refeição, cada chinês desperdiça 100 gramas de comida.


Esta nova medida chocou com aquilo a que os chineses foram ensinados desde pequenos: deixar comida no prato, no final de cada refeição, para simbolizar que se comeu o suficiente.