É de pequenino, tal como o provérbio popular diz, que a educação e as boas maneiras são, na maioria das vezes, transmitidas e ensinadas.


No entanto, por cá, não existe o hábito de ensinar, logo desde cedo, as crianças do ensino básico a pagar impostos ou a saber como funcionam as taxas que são pagas pelos adultos ao Estado. Já no Japão a coisa muda de figura!



Neste país, o Ministério das Finanças lançou uma campanha que quer semear o interesse e a responsabilidade das crianças para este tipo de pagamentos para que, enquanto adultos, não os falhem.


Desta forma, surgiu uma personagem, o Professor Poo. De bigode e óculos redondos, o professor explora vários temas ligados ao mundo das finanças.


De forma educativa, a personagem, que está também presente em livros escolares, explica, entre outros exemplos, o imposto sobre o consumo com o pagamento de uma taxa de 10% sobre bens e serviços, que surge quando as crianças compram um saco de guloseimas.


Com o objetivo de levar os alunos do “ensino básico a interessarem-se mais cedo pelos impostos”, o Japão está a distribuir panfletos em que o Professor Poo e os seus ensinamentos são os protagonistas.