Sabias que a ceia de Natal na Polónia é composta por 12 pratos, que simbolizam os apóstolos de Cristo, e que na Gronelândia se serve pele e gordura de baleia? Por cá, não pode faltar o bacalhau, o polvo, o perú, o bolo rei e bolo rainha, os sonhos, rabanadas, fatias douradas, tronco de Natal e tantas outras iguariais. E nos outros países? Já pensaste no que é que se põe à mesa no Natal? Cada país tem a sua cultura e gastronomia e há gostos para tudo.

Vamos desbravar mundo e conhecer as tradições de Natal à mesa pelo mundo.


  • Dinamarca


À semelhança da Suécia, na Dinamarca há uma sobremesa que não pode faltar na mesa de Natal. Chama-se Risengrød, arroz doce de amêndoas, que no Natal pode ser servido com calda de cerejas. Segundo a tradição, no Natal coloca-se uma amêndoa inteira no meio do pudim e quem a encontrar ganha um presente. As bolachas de gengibre também são típicas desta quadra.



  • Alemanha


A ceia de Natal na Alemanha é composta por vários tipos de carne, enchidos, batatas com molho especial e alguns legumes avinagrados. Ganso é a carne preferida, nas mesas de Natal. Quanto aos doces, não falta a Weihnachtsstolle, um pão de frutos secos coberto com açúcar em pó, e ainda o famoso Lebkuchen.



  • França


À semelhança de Portugal, o Natal dos franceses não passa sem um tronco de Natal à sobremesa, o famoso bûche de noël, mas a grande estrela da ceia são as ostras, o salmão defumado, o foie gras e, claro, muito queijo.



  • Espanha


A ceia de Natal em Espanha varia de região em região, mas há uma coisa comum a todo o país: o torrão, um doce composto por mel, clara de ovos e amêndoas.



  • Polónia


Na Polónia, a ceia de Natal é bem recheada. É composta por 12 pratos, que simbolizam os apóstolos. Um dos pratos é o borsch, que é uma sopa de beterraba - daí o seu vermelho intenso - com bolinhas de carne.



  • Gronelândia


É uma ilha, tem poucos habitantes - cerca de 56 mil -, que vivem ao longo da costa sem gelo, e vive muito da pesca. Por isso, peixe não pode faltar na ceia de Natal. Aqui, é tradição comer-se mattak, pele e gordura de baleia.



  • Austrália


O Natal na Austrália é muito diferente do nosso e logo a começar pelas temperaturas. Lá, é verão e, por isso, o Natal é celebrado na praia ou ao ar livre, com churrascos de camarões, carne ou peixe. Para sobremesa, há o tradicional pudim de ameixa.



  • Nova Zelândia


O que é que não pode mesmo faltar na mesa de Natal na Nova Zelândia? Pavlova! É uma sobremesa em forma de bolo, é crocante por fora e macia por dentro, e é decorada com frutos em cima. O seu nome é uma homenagem à bailarina russa Anna Pavlova e, quanto à sua origem, a história é um pouco controversa.

Existem duas teorias: A primeira diz que um chef australiano, admirador da bailarina, ao ver o espetáculo "A Morte do Cisne" se encantou com a sua performance, leveza e fatos. Com toda essa inspiração criou então a pavlova. A segunda diz que a origem da pavlova é neozelandesa, criada pelo chef do restaurante Wellington, durante a tour mundial do espetáculo, no ano de 1926.

O primeiro registo da receita da pavlova foi encontrado num livro sobre cozinha da Nova Zelândia, mas a dúvida permanece. O que é certo é que é uma sobremesa replicada em todo o mundo e na Nova Zelândia não pode faltar na mesa de Natal.



  • Japão


Aqui, o Natal tem um conceito muito diferente. A maioria dos japoneses não festejam o Natal como no Ocidente. As famílias costumam celebrar a data com frango frito e bolo de creme com morangos.



Como vês, basta atravessares a fronteira e a ceia de Natal muda. Em cada país, há tradições diferentes. Se este ano quiseres tornar o teu Natal multicultural, podes inspirar-te aqui.