Estão a abrir-se cada vez mais portas para o cinema português e para os atores portugueses brilharem além-fronteiras. Um dos primeiros passos foi dado por "Glória", tendo sido a primeira série 100% portuguesa a chegar à Netflix, e o próximo está já a ser preparado.


Desta vez, são as realizadoras portuguesas Catarina Vasconcelos, Raquel Castro, Margarida Gil, Marta Ribeiro e Maria Clara Escobar que vão ver os seus filmes estrearem em 2022, na plataforma de streaming.


A Academia Portuguesa de Cinema lançou uma convocatória, em parceria com a Netflix, destinada a dar mais visibilidade a mulheres portuguesas - ou com residência permanente em Portugal - que tenham estado envolvidas na produção, realização ou escrita de argumento. Dessa convocatória, saíram cinco filmes selecionados por um júri composto por Carla Chambel (vice-presidente da Academia Portuguesa de Cinema), Fátima Ribeiro (argumentista), Isadora Laban (Netflix Portugal e Espanha) e Tota Alves (argumentista).


Os filmes escolhidos são "A Metamorfose dos Pássaros", de Catarina Vasconcelos - um dos candidatos aos Óscares na categoria de "Melhor Filme Internacional" - com Joana Gusmão na produção, "Soa", de Raquel Castro, com argumento de Isabel Machado, produção de Joana Ferreira e Sara Simões, "Mar", de Margarida Gil, com argumento de Rita Benis, e "Simon Chama", de Marta Sousa Ribeiro, e produção de Joana Peralta. A eles junta-se "Desterro", da realizadora luso-brasileira Maria Clara Escobar.


É em 2022 que estes filmes portugueses vão chegar à Netflix, apesar de ainda não existir uma data certa. Neste momento e de acordo com a Academia Portuguesa de Cinema, "este é apenas um primeiro passo no caminho de uma maior representatividade e igualdade de oportunidades de mulheres no setor do cinema e audiovisual".


A Netflix vai exibir estes cinco filmes numa altura em que estará já em vigor, em Portugal, a legislação atualizada que transpõe uma diretiva europeia sobre cinema e audiovisual.


Por agora, podes ir preparando as pipocas com as quais vais fazer a maratona destes cinco filmes portugueses!