Tudo começou com uma petição online. Milhares de pessoas uniram-se a esta causa e assinaram para que fosse proibido fumar nas praias em Espanha. A união fez a força e será implementada uma lei - só ainda não se sabe quando - que tornará proibido fumar nas praias espanholas. E quem não cumprir com esta lei, estará sujeito a uma multa que pode chegar aos dois mil euros.


A praia é, muitas vezes, o destino de muitas beatas, que contribuem para a poluição dos areais. Além de não ser algo agradável de se ver, é também um atentado ao ambiente. As beatas contêm plásticos que não são biodegradáveis e que emanam compostos tóxicos. Além de que podem ser facilmente ingeridas por animais.



França, por exemplo, também já adotou esta medida em algumas praias, mas Espanha surge como o primeiro país europeu a querer estender esta a lei a todas as praias do país. Não fumar em praias já é uma realidade em algumas cidades espanholas, apesar de não existirem sanções.


O que veio mudar agora. Em breve, não só fumar vai ser proibido em todas as praias espanholas, como quem o fizer será multado. Mais do que uma questão de gosto, esta é uma preocupação ambiental.