O anúncio foi feito, esta quarta-feira, e a TAP tem mais do que motivos para celebrar. Segundo o site AirlineRatings, a TAP é a companhia aérea mais segura da Europa e a quinta no mundo. Um orgulho sentido pela CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener, que, em declarações à AirlineRating, disse que era "uma honra" e que a "segurança será sempre prioridade máxima".


Para este ranking, foram tidos em conta fatores como: acidentes nos últimos cinco anos; incidentes sérios ao longo dos últimos dois anos; auditorias de órgãos governamentais e da indústria da aviação; auditorias governamentais; iniciativas de segurança; idade da frota e protocolos de segurança covid-19.


São mais de 400 companhias aéreas de todo o mundo que são alvo de avaliação pela AirlineRating. E chegarmos a estas posições só pode ser motivo de orgulho.



O chefe de redação do site, Geoffrey Thomas, deixa rasgados elogios à TAP. Diz que "tem um excelente histórico de segurança, pois manteve a sua frota jovem e sempre procurou as melhores aeronaves e foi uma das primeiras a adoptar grandes avanços em segurança".


Fundada a 14 de março de 1945, a TAP tem ligado Portugal ao mundo, cumprindo com a herança de exploradores que carregamos. A 19 de setembro de 1946, foi aberta a primeira linha comercial, entre Lisboa e Madrid, o que foi um acontecimento histórico. A bordo iam 21 passageiros, dos quais 10 faziam parte da tripulação. Em 1964, a TAP alcançou um número bem redondo: 1 milhão de passageiros transportados. E, em 1981, Teresa Carvalho fez história, ao ser a primeira mulher piloto a entrar nos quadros da TAP.


Os anos foram passando, a TAP criou novos programas de fidelização, alargou a sua frota e mapa e tornou-se ainda mais digital. Esta é uma companhia aérea com história, que tem acompanhado o mundo e as suas mudanças. E, por isso, é uma das companhias aéreas mais seguras do mundo.