Vivem em países diferentes, mas há uma coisa que une estes dois cães: o amor pelo dono que os fez protagonizarem dois momentos heróicos. North vive na Croácia e, graças a ele, o seu dono, Grga Brkic, sobreviveu. Estavam a dar uma caminhada pelas montanhas Velebit, quando Brkic caiu e ficou ferido, sem se conseguir levantar do chão. O dia estava frio, com alguma neve nas montanhas, e perante a aflição do dono, North deitou-se em cima dele para o aquecer, enquanto esperavam por ajuda.


No meio do caos, este cão e o dono tiveram sorte. Dois caminhantes passaram por eles e conseguiram pedir ajuda. Tudo parecia encaminhar-se, não fosse a ajuda encontrá-los só 13 horas depois.

Quando chegaram ao local, a equipa de resgate deparou-se com um momento emocionante: North em cima do dono a aquecê-lo. “A amizade e o amor entre os homens e os cães não têm limites”, escreveu a equipa de resgate no Facebook.



Já do outro lado do mapa, no estado norte-americano de New Hampshire, um outro cão, Tinsley, também protagonizou um momento heroíco. Tinsley não descansou enquanto não encontrou ajuda para o seu dono, que estava gravemente ferido e a sofrer de hipotermia, depois de um acidente.


Tinsley foi para a beira da autoestrada pedir ajuda. Aparentemente, parecia um cão perdido, até que dois agentes da polícia local foram ao seu encontro e Tinsley desatou a correr até ao local do acidente. Sem saberem o que se passava, os agentes seguiram-no e depararam-se com aquele cenário.

Não há dúvidas de que, se não fosse Tinsley, o dono e o ocupante do outro veículo não sobreviviam.



Dois cães diferentes, de países diferentes, mas com um amor incondicional aos seus donos.