Cientistas portugueses descobrem forma de impedir progressão de um dos cancros mais letais

UMA DESCOBERTA INÉDITA FEITA POR UM GRUPO DE INVESTIGADORES PORTUGUESES

Jéssica Santos

É uma descoberta inédita e feita por cientistas portugueses que promete uma nova forma de tratamento para um dos cancros mais letais, o cancro do pâncreas. Uma esperança, uma luz ao fundo do túnel, para todos os que sofrem com esta doença.

Os investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), da Universidade do Porto, descobriram uma forma de impedir a comunicação entre células estaminais cancerígenas e outras células do tumor pancreático, para que não haja, assim, a progressão da doença.

Trocando por miúdos: os cientistas descobriram que, no cancro do pâncreas, as células estaminais cancerígenas comunicam com as outras células do tumor ordenando-lhe para que o tumor cresça e resista à quimioterapia.

E esta comunicação entre células é feita através da secreção de vesículas extracelulares, que contém uma proteína, a ‘Agrin’, que, “quando enviada às outras células, impulsiona o tumor a crescer e a vencer as adversidades, como a quimioterapia”, explicam os investigadores no estudo publicado na revista Gut.

Com este dado importante, os investigadores conseguiram, com recurso a moléculas, inibir a comunicação entre células, travando assim a progressão do tumor. Toda esta investigação foi feita com amostras de tumores pancreáticos de doentes do Centro Hospitalar Universitário de São João.

Esta conclusão torna-se assim numa esperança para o tratamento do cancro do pâncreas e numa segunda oportunidade para aqueles que se encontram num estado avançado da doença. Segundo os dados, citados pela agência Lusa, em Portugal, surgem, todos os anos, 1800 casos de cancro do pâncreas. E tudo indica que este é o tipo de cancro mais mortífero. Apesar de ser uma doença que afeta sobretudo idosos, tem vindo a verificar-se um aumento em idades mais jovens.

É, por isso, uma conquista para o mundo da ciência e que poderá vir a fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

• Partilha:

Artigos Recomendados
O "barulho" vai voltar! Prepar...O "barulho" vai voltar! Prepara-te para a 4ª temporadaO jogo que colou os portugueses à rádio está prestes a regressar à RFM. A emoção e o mistério do "que barulho é este, na RFM?" vai voltar a fazer parte da tua vida e a dar-te milhares de euros.maisJá existe uma ferramenta para ...Já existe uma ferramenta para não "perderes" o teu carro no estacionamentoASSIM QUE ESTACIONAS O TEU CARRO TIRAS UMA FOTOGRAFIA PARA NÃO TE ESQUECERES ONDE O DEIXASTE? CHEGOU A FERRAMENTA QUE VAIS USAR PARA SEMPRE!maisSabias que os cães conseguem d...Sabias que os cães conseguem distinguir diferentes línguas?NOVO ESTUDO DIZ QUE OS CÃES SÃO CAPAZES DE PERCEBER DIFERENTE IDIOMASmaisGaia: GNR corta autoestrada pa...Gaia: GNR corta autoestrada para salvar cão perdidoPARA A SEGURANÇA DO CÃO E DOS CONDUTORES, A GNR CORTOU A A1 PARA A OPERAÇÃO DE RESGATEmaisConcorrente do "The Voice Port...Concorrente do "The Voice Portugal" canta tema de Ágata e torna-se viralEDMUNDO INÁCIO TRANSFORMOU POR COMPLETO UM TEMA DE ÁGATA E ARRANCOU ELOGIOS A QUEM O VIUmaisPapa Francisco faz visita ines...Papa Francisco faz visita inesperada a uma loja de discos no centro de RomaO PAPA FRANCISCO VISITOU UMA LOJA DE DISCOS EM ROMA E SAIU COM UM DISCO DE MÚSICA CLÁSSICAmaisA Associação Salvador ajudou m...A Associação Salvador ajudou mais de 500 vidas e quer ajudar muitas maisO PROJETO "AÇÃO QUALIDADE DE VIDA" JÁ MUDOU A VIDA A MAIS DE 500 PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MOTORA E, ESTE ANO, O OBJETIVO MANTÉM-SEmaisChegou a época dos saldos: com...Chegou a época dos saldos: como deixar de comprar por impulsoA ÉPOCA MAIS DESEJADA POR MUITOS JÁ CHEGOU. NÃO TE DEIXES INFLUENCIAR E NÃO CAIAS NAS COMPRAS POR IMPULSOmaisÀ RFM, Calema contaram que já ...À RFM, Calema contaram que já foram algemados e “presos” nos Estados UnidosUMA CONFISSÃO INÉDITA FEITA PELOS CALEMA NA RUBRICA DO CAFÉ DA MANHÃ DA RFM, "ISTO NÃO SAI DAQUI"mais