Um agricultor turco quis mudar a realidade em torno das suas vacas para as tornar mais felizes e assim produzirem mais leite. E, por isso, experimentou um novo método baseado na realidade virtual.


Os invernos rigorosos da Turquia fazem com que as vacas não possam sair à rua para pastar, o que tem depois uma grande influência na produção de leite.
Por isso, este agricultor arranjou uma forma de mudar esta realidade. Apesar de não poder alterar as estações do ano, pôde mudar a forma como as vacas as percecionam e através da realidade virtual. Graças a Izzet Kocak, que é a mente por detrás desta ideia, e a alguns veterinários russos que a colocaram em prática, as vacas deste agricultor turco experimentaram óculos de realidade virtual, que simulam um ambiente num campo solarengo e verdejante.



Isto foi o suficiente para proporcionar às vacas experiências relaxantes e agradáveis e, assim, produzirem mais leite. Apenas duas vacas experimentaram esta tecnologia, mas os resultados revelaram-se bastante positivos. De 22 litros por dia, as vacas passaram a produzir 27 litros. O agricultor prevê alargar esta experiência a mais dez das suas vacas para que as estações do ano não têm um grande impacto no seu negócio.


As vacas ficam, assim, com os óculos, menos stressadas com o inverno, recebem outro impulso emocional, e este agricultor consegue resultados encorajadores.