As paredes da tua casa também gritam humidade? O branco começa a ficar com manchas pretas? As janelas estão sempre húmidas? Sentes que a qualidade do ar não é a melhor? A humidade ainda é um problema em muitas casas portuguesas, mas livrares-te dela não tem de ser um pesadelo. Mais do que uma questão estética ou de conforto, é uma questão de saúde.


Há vários tipos de humidade - infiltração, de condensação ou fugas na canalização - e os fatores que a causam podem ir desde problemas na construção, o clima ou aquecimento excessivo. As formas de a tratar podem ser comuns a todas elas. Por isso, vamos às dicas, segundo uma marca de ares condicionados, para começares a pô-las em prática agora. Ainda vais a tempo de livrar a tua casa da humidade neste inverno.



1- Areja a casa ou usa ventiladores


Deixa o ar correr pela tua casa. Abre as janelas e as portas ou então usa ventiladores, ar condicionado – no frio – ou desumidificadores. Sobretudo nas divisões onde a produção de humidade é maior, como é o caso da cozinha e da casa de banho.


Por exemplo, quando acabas de cozinhar, não desligues logo o exaustor. Deixa-o ligado durante alguns minutos.


2- Diz adeus aos banhos (muito) quentes


Com isto, não significa que tens de tomar banhos frios. Basta reduzires um pouco a temperatura da água para fazer alguma diferença. Todos adoramos banhos de água quente – alguns com ela mesmo a ferver - mas estes andam de braço dado com a humidade.


3- Carvão


Sim, isso mesmo. O carvão absorve muito bem a humidade, por isso coloca uns pedaços de carvão num recipiente nas divisões da tua casa onde a humidade é maior e vais ver a magia a acontecer. Por exemplo, é um ótimo aliado para combater a humidade da casa de banho.


4- Seca a roupa no exterior


Claro que esta dica não se aplica a todas as pessoas. Nem todas as casas têm varanda e, depois, também depende muito do estado do tempo. Com chuva, nada feito. Secar roupa dentro de casa é um dos maiores motivos para a condensação de água em casa, por isso evita secar em divisões que uses muito, como a sala.


5- Cuidado com as plantas


Sabias que há plantas que vão potenciar a humidade da tua casa? Sugerimos-te que as mudes de sítio, temporariamente. Coloca-as lá fora, ou todas numa divisão e que esteja bem arejada. Depois, e o mais importante, é: antes de comprares uma planta, informa-te com o vendedor em relação à humidade que provoca.