Tudo o que precisas de saber para que o dinheiro chegue até ao final do mês

QUERES ESTICAR O TEU ORÇAMENTO MENSAL PARA CHEGAR AO FIM DO MÊS?

Jéssica Santos


Os teus finais de meses são sempre angustiantes monetariamente falando? O dinheiro não estica e ficas a ansiar pelos últimos dias do mês para ver o ordenado a cair na conta? Vamos mudar essa realidade em 2022? Não, não vamos falar com o teu chefe para lhe pedir um aumento. Vamos mesmo falar contigo e tentar reunir alguns passos, sugeridos pela consultora Right-Vision, que podem fazer diferença no teu orçamento mensal.

Naquele mês que parece sempre o mais comprido do ano - o mês de janeiro - estas dicas podem dar jeito! Além do mais, estás a começar o ano e, por isso, vamos tentar pôr estes conselhos em prática!



1 – Anota o que pretendes alcançar ou comprar no mês


É cliché, mas como todos os clichés tem algum fundamento. Escrever tudo o que tencionas alcançar ou comprar no mês, ajuda-te a fazer um balanço de gastos, antes de tocares no dinheiro, o que permite uma melhor gestão.


2 – Aponta todas as tuas despesas


Semelhante ao ponto anterior, porém, aqui, tens de escrever todas as coisas que compraste, por mais insignificantes que sejam. Compraste pão na segunda-feira de manhã? Aponta. Foste tomar um café? Aponta. Tudo! Assim, percebes para onde vai o teu dinheiro e mais facilmente percebes quais os gastos supérfluos ou que podem ser evitados.


3 - Método 50/30/20


Este método de orçamento ficou conhecido pela jurista Elizabeth Warren, no seu livro, “All Your Worth: The Ultimate Lifetime Money Plan”, e propõe gastares 50% do teu ordenado - após os descontos - em necessidades básicas, o que é realmente necessário para a tua sobrevivência, como alimentação, renda, empréstimo da casa ou carro, saúde, educação, entre outros.

20% do ordenado deve ir para a poupança e investimentos. Por último, 30% devem ser destinados a desejos, ou seja, coisas extra e supérfluas, mas que podem contribuir em sua parte para o teu bem-estar. Desde uma viagem, um creme especial, uma massagem, uma peça de roupa, uma mala, um telemóvel, um presente para um familiar ou amigo.

Caso os 50% não cubram todos os teus gastos essenciais, é hora de cortar em alguns desejos ou reduzir hábitos do teu quotidiano. Faças o que fizeres, os 20% devem ser a parte intocável desta gestão.


4 - Adota um sistema que te ajude a cumprir os teus objetivos financeiros


Isso passa, por exemplo, por criar uma conta poupança e com acesso restrito. Assim, todos os meses sai uma quantia – escolhida por ti – da tua conta principal para a poupança, sem que dês por ela.

Desta forma, atinges mais facilmente os teus objetivos financeiros e não tens recaídas.


5 – Pagamentos apenas com dinheiro


Pagar tudo com cartão, que é o mais provável nos dias de hoje, leva-te a não ter tanta noção dos teus gastos e mais facilmente excedes o teu orçamento. Por isso, sempre que puderes, opta pela via tradicional, de dinheiro na mão e a vê-lo a sair.



Estas são algumas dicas que te podem ajudar – e muito – a gerir o teu orçamento mensal. Claro, que não são infalíveis e haverá meses em que não conseguirás colocá-las todas em prática. Aqui o segredo, é um passo de cada vez e consistência. O segredo de qualquer coisa bem sucedida será sempre um método consistente. Mantém-te motivado e pensa naquilo que poderás fazer com o dinheiro poupado. Talvez, aquela viagem com que sonhas há muito.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Debatezinhos Café da Manhã: As...Debatezinhos Café da Manhã: As grandes questões... pelas mentes mais pequenasA EQUIPA DO CAFÉ DA MANHÃ DA RFM VAI FAZER DEBATEZINHOS SOBRE TODAS E MAIS ALGUMAS QUESTÕESmaisManuel Luís Goucha ajoelha-se ...Manuel Luís Goucha ajoelha-se e deixa convidada cega sentir a sua cara para o "ver"NO PROGRAMA "GOUCHA", MANUEL LUÍS GOUCHA AJOELHOU-SE PERANTE UMA MULHER QUE FICOU CEGA AOS 18 ANOSmais5 passos para te livrares da h...5 passos para te livrares da humidade da tua casaESTE PODE SER UM GRANDE PROBLEMA NO INVERNO. VAMOS ACABAR COM A HUMIDADE DA TUA CASA?maisFernando Daniel canta para a f...Fernando Daniel canta para a filha e encanta a InternetCOM A FILHA NOS BRAÇOS, FERNANDO DANIEL DEDICOU-LHE E CANTOU-LHE UMA CANÇÃO QUE ENCANTOU OS SEUS SEGUIDORESmaisVestido de Cristina Ferreira t...Vestido de Cristina Ferreira torna-se viral e vira memeO VESTIDO QUE CRISTINA FERREIRA USOU, ESTE DOMINGO, PARA APRESENTAR A GALA DO BIG BROTHER FAMOSOS DESPERTOU A ATENÇÃO DE VÁRIAS PESSOASmaisA maior banda pop portuguesa d...A maior banda pop portuguesa de todos os tempos! Vota aqui na tua preferida!A RFM QUIS ELEGER A MAIOR BANDA POP PORTUGUESA DE TODOS OS TEMPOS E CONTOU CONTIGO. DESCOBRE DIA 5 QUAL É, PARA TI, A MAIOR!maisMembro dos Capitão Fausto reve...Membro dos Capitão Fausto revela que deslocou o ombro em pleno concerto no Rock in RioEM 2014, OS CAPITÃO FAUSTO ESTREARAM-SE NA CIDADE DO ROCK E AS HISTÓRIAS QUE VIVERAM FORAM CONTADAS NO "ROCK IN RIO UNTOLD STORIES"maisTentação de Abóbora, Canela e ...Tentação de Abóbora, Canela e Limão (sem glúten)mais“Parem de perguntar às mulhere...“Parem de perguntar às mulheres quando vão ter filhos!” pede atriz portuguesaGRÁVIDA PELA PRIMEIRA VEZ, MARTA MELRO DEU UMA ENTREVISTA ONDE FEZ UM PEDIDO A TODOS AQUELES QUE PERGUNTAM CONSTANTEMENTE ÀS MULHERES QUANDO VÃO TER FILHOSmais
Top