Os teus finais de meses são sempre angustiantes monetariamente falando? O dinheiro não estica e ficas a ansiar pelos últimos dias do mês para ver o ordenado a cair na conta? Vamos mudar essa realidade em 2022? Não, não vamos falar com o teu chefe para lhe pedir um aumento. Vamos mesmo falar contigo e tentar reunir alguns passos, sugeridos pela consultora Right-Vision, que podem fazer diferença no teu orçamento mensal.

Naquele mês que parece sempre o mais comprido do ano - o mês de janeiro - estas dicas podem dar jeito! Além do mais, estás a começar o ano e, por isso, vamos tentar pôr estes conselhos em prática!



1 – Anota o que pretendes alcançar ou comprar no mês


É cliché, mas como todos os clichés tem algum fundamento. Escrever tudo o que tencionas alcançar ou comprar no mês, ajuda-te a fazer um balanço de gastos, antes de tocares no dinheiro, o que permite uma melhor gestão.


2 – Aponta todas as tuas despesas


Semelhante ao ponto anterior, porém, aqui, tens de escrever todas as coisas que compraste, por mais insignificantes que sejam. Compraste pão na segunda-feira de manhã? Aponta. Foste tomar um café? Aponta. Tudo! Assim, percebes para onde vai o teu dinheiro e mais facilmente percebes quais os gastos supérfluos ou que podem ser evitados.


3 - Método 50/30/20


Este método de orçamento ficou conhecido pela jurista Elizabeth Warren, no seu livro, “All Your Worth: The Ultimate Lifetime Money Plan”, e propõe gastares 50% do teu ordenado - após os descontos - em necessidades básicas, o que é realmente necessário para a tua sobrevivência, como alimentação, renda, empréstimo da casa ou carro, saúde, educação, entre outros.

20% do ordenado deve ir para a poupança e investimentos. Por último, 30% devem ser destinados a desejos, ou seja, coisas extra e supérfluas, mas que podem contribuir em sua parte para o teu bem-estar. Desde uma viagem, um creme especial, uma massagem, uma peça de roupa, uma mala, um telemóvel, um presente para um familiar ou amigo.

Caso os 50% não cubram todos os teus gastos essenciais, é hora de cortar em alguns desejos ou reduzir hábitos do teu quotidiano. Faças o que fizeres, os 20% devem ser a parte intocável desta gestão.


4 - Adota um sistema que te ajude a cumprir os teus objetivos financeiros


Isso passa, por exemplo, por criar uma conta poupança e com acesso restrito. Assim, todos os meses sai uma quantia – escolhida por ti – da tua conta principal para a poupança, sem que dês por ela.

Desta forma, atinges mais facilmente os teus objetivos financeiros e não tens recaídas.


5 – Pagamentos apenas com dinheiro


Pagar tudo com cartão, que é o mais provável nos dias de hoje, leva-te a não ter tanta noção dos teus gastos e mais facilmente excedes o teu orçamento. Por isso, sempre que puderes, opta pela via tradicional, de dinheiro na mão e a vê-lo a sair.



Estas são algumas dicas que te podem ajudar – e muito – a gerir o teu orçamento mensal. Claro, que não são infalíveis e haverá meses em que não conseguirás colocá-las todas em prática. Aqui o segredo, é um passo de cada vez e consistência. O segredo de qualquer coisa bem sucedida será sempre um método consistente. Mantém-te motivado e pensa naquilo que poderás fazer com o dinheiro poupado. Talvez, aquela viagem com que sonhas há muito.