Já tem muitos anos, muitos concertos, encontros, passatempos e entrevistas... a relação de Bryan Adams com a RFM.

Bryan é sem dúvida o músico estrangeiro mais querido dos portugueses e da RFM, sempre pronto para boas conversas, para receber ouvintes e para partilhar connosco as memórias da sua infância em Portugal



Ao longo dos anos, a RFM apoiou praticamente todos os concertos do músico canadiano em Portugal, dos maiores, como o do Estádio de Alvalade, em 1991 e o do Rock in Rio Lisboa 2012, aos mais intimistas, como o do “Paradise Garage", em 1999 ou do “Maxime”, em 2008.

Já levámos vencedores de passatempos a conhecer Bryan Adams em locais tão diferentes como os bastidores da Wembley Arena e os jardins do Castelo de Warwick, já acompanhámos Bryan em lançamentos de discos no terraço da loja da HMV em Londres, na apresentação da sua exposição de fotografia em Cascais e já conversámos com o músico dentro do seu carro, no restaurante em frente de sua casa em Londres ... mas foi há precisamente 17 anos, em Janeiro de 2005, que o recebemos finalmente no auditório da RFM no Chiado!



Foi em 2005, quando veio a Portugal para 3 concertos (2 no Pavilhão Atlântico e 1 no Pavilhão Rosa Mota), que Bryan Adams fez uma visita, no dia 31 de janeiro, ao auditório da RFM, para uma entrevista, à tarde, em direto, no painel do Paulo Fragoso.

Ao longo de 1 hora, Bryan respondeu a perguntas do Paulo e das 3 vencedoras do passatempo da RFM.

Eu traduzi as perguntas e respostas... e, nos intervalos, ainda partilhei com Bryan Adams umas “fofocas”.

Muito bem disposto, o músico queria levar consigo um dos microfones antigos da rádio, em exposição no auditório, e não parava de nos perguntar porque é que não tinha dado ali um miniconcerto!



Nesta emissão as ordens do staff de Bryan obrigavam a que só a equipa da RFM e as vencedoras do passatempo estivessem presentes na sala, mas ainda conseguimos que deixassem entrar mais alguém...

João Pedro Pais que tinha feito a primeira parte da anterior digressão de Bryan Adams na Península Ibérica, em 2003, e voltava a "aquecer" o público de Bryan nestes concertos de 2005, fez questão de aparecer para cumprimentar o "colega".



Durante a entrevista, além de falar dos concertos e do novo álbum “Room Service", Bryan Adams lembrou a sua infância em Portugal e disse que tinha saudades das carcaças portuguesas que comia quando era pequeno.

Bryan provou saber do que falava, porque quando lhe trouxemos o pão que tinhamos no bar respondeu: “Isto não é uma carcaça! A carcaça tem um corte no meio! ”.

No final, a nossa Zeca Pardal conseguiu satisfazer-lhe o pedido e Bryan Adams partiu feliz acenando com uma verdadeira carcaça.



Em janeiro de 2005, a conversa de Bryan Adams na RFM correu tão bem que o músico levou consigo a gravação e, no final do ano, fez questão de a incluir como extra no seu DVD de 2005 “Live in Lisbon".

Assim, ficou registado para a posteridade no seu DVD o dia desta visita tão especial, "an afternoon to remenber" que, de qualquer maneira, a RFM nunca esqueceria!