Sabes aquele livro que já andas à procura há meses e meses e não sabes onde o meteste? Provavelmente, emprestaste a algum amigo, só não te lembras a quem. Emprestar livros pode ser o primeiro passo para o perderes. Ora porque a pessoa a quem o emprestaste nunca mais o leu, ou esqueceu-se de te devolver e tu também te esqueceste, entretanto, a quem o emprestaste.


E se não tomares rédeas a esta situação - e se dizer “não” aos teus amigos não for uma opção - podes dizer adeus à maior parte dos teus livros.

Por isso, citamos alguns conselhos de bibliotecários - quem mais poderia dar boas dicas neste campo? - para não perderes o rasto aos teus livros.



1 – Diz à pessoa a quem vais emprestar, o quão especial é o livro para ti


Se o livro que estás prestes a emprestar for muito importante e especial para ti, o melhor é o confessares à pessoa em questão. “Assim mostras que será muito importante para ti teres o livro de volta”, explica a bibliotecária Claire Scott, ao site “Electric Literature”.


2 - Estabelece um prazo


Só custa à primeira. Pode parecer, à partida, algo um pouco rude, mas se forem teus amigos, eles vão perceber. Estabelecer um prazo é muito importante para teres esse teu livro de volta. Tal como funciona nas bibliotecas. Antes de estabeleceres uma data limite, tem em conta a vida da pessoa a quem vais emprestar o livro – se é muito ocupada e se tem ou não tempo para ler – e aí não correrás o risco de estares a pôr demasiada pressão no outro.



3 - Faz uma lista


Nada como uma lista para facilitar todo este processo. Escreves o nome do livro, o nome da pessoa a quem o emprestaste e a data – do dia do empréstimo e do retorno. Assim, não há espaço para falhas e perdas.



4 - Prioriza os livros


Se um livro tem um significado muito especial para ti, simplesmente não o emprestes. Sê honesto com a pessoa em causa e, se for teu amigo, entenderá.


5 – Identifica o livro


Se és dos que não se importa de escrever nos livros, anota na primeira página o teu nome. Ou então coloca um autocolante na parte de trás com o teu nome, para que o possas retirar assim que o livro for devolvido. Desta forma, a pessoa a quem o emprestaste não se vai esquecer de que o livro é teu.



6 - Traça limites


A pessoa a quem estás prestes a emprestar um livro é daquelas que demora meses e meses para o devolver? Mais uma vez, estabelece limites. Empresta um livro, quando te for devolvido outro, ou empresta apenas dois livros de cada vez. Decides tu!



Lembra-te de que o verdadeiro objetivo de um livro não é ficar anos e anos numa prateleira a acumular pó. Um livro é uma experiência e deve ser partilhada. Só tens de estabelecer algumas regras para que esta dinâmica seja positiva para ti.