RFM - Só Grandes Músicas

Jovem português faz pequenos e grandes gestos para tornar feliz quem encontra na rua

AJUDAR OS OUTROS PODIA MUITO BEM SER O NOME DO MEIO DESTE JOVEM PORTUGUÊS, QUE TORNA OS DIAS DAS PESSOAS COM QUEM SE CRUZA MAIS FELIZES

Madalena Costa


Quantas vezes já te cruzaste com uma pessoa na rua, viste-a cabisbaixa e pensaste naquilo que poderias fazer para tornar o seu dia mais feliz? Um jovem português de 21 anos passou do pensamento à prática e abraçou a missão de fazer felizes as pessoas com quem se cruza e ainda de inspirar quem o vê.


Com um sorriso no rosto e com a expressão "Como é que te posso fazer feliz?" na ponta da língua, Lucas Rodrigues, de 21 anos, aborda as pessoas com quem se cruza, maioritariamente no Porto, e concretiza-lhes os seus desejos. O jovem já ofereceu saltos de pára-quedas, cortes de cabelo a sem-abrigo, cadeiras de rodas a pessoas que vivem com deficiência, tratamentos de reabilitação a um homem toxicodependente, telemóveis, viagens e até já abraços distribuiu. De volta, recebeu muita alegria, abraços, agradecimentos e gratidão.


No entanto, a vida de Lucas Rodrigues foi igualmente marcada por um trauma que o fechou em casa durante longos meses. Em 2020, Lucas viveu, tal como contou ao site "SAPO TEK", "provavelmente o pior ano da minha vida", uma vez que foi "assaltado e sequestrado" e ficou "com stress pós-traumático". Refugiou-se em casa "durante quase um ano" e "tinha cinco ataques de pânico por dia". Entre a medicação, terapia e consultas de "neuropsicologia e psiquiatria", Lucas começou a sair, aos poucos, e desenvolveu "um grande fascínio por estranhos: via as pessoas na rua outra vez… já não interagia com estranhos há muito tempo e então queria falar com eles”.


Foi dessa forma que criou o projeto "Lucas with Strangers", que, inicialmente, começou com o jovem a conhecer melhor as pessoas, as suas histórias e as necessidades de quem se cruzava na rua. Assim que as pessoas se sentiam mais à vontade, Lucas Rodrigues ligava a câmara e realizava os pedidos. Tudo isto ao mesmo tempo que também fazia e partilhava vídeos mais leves de partidas ou de caricaturas a estranhos, por exemplo.


À medida que foi realizando os desejos, o projeto passou a centrar-se, sobretudo, em como é que poderia levar mais felicidade à vida das pessoas.


O sucesso foi praticamente imediato no TikTok, onde Lucas Rodrigues conta com 1,7 milhões de seguidores, mais de 2 milhões de visualizações em muitos vídeos e milhares de comentários que agradecem pelos seus gestos.


São já muitos os vídeos que tem no seu perfil no TikTok e no Instagram e que levaram um sorriso a quem os viu, apesar de, no último mês, ter estado afastado das redes sociais.


@lucaswithstrangers #hotel #wholesome #homeless #spreadlove #bekind #actsofkindness #brazil #brasil #porto #portugal #gift #viral #happiness #fyp #fy #smile #surprise ♬ At My Worst - Pink Sweat$
@lucaswithstrangers #iphone #harrypotter #homeless #wholesome #spreadlove #bekind #actsofkindness #brasil #brazil #porto #portugal #gift #fyp #viral #happiness #fy #smile ♬ At My Worst - Pink Sweat$
@lucaswithstrangers #skydive #wholesome #spreadlove #bekind #actsofkindness #brazil #brasil#porto #portugal #gift #fyp #viral #happiness #dream #fy #smile #surprise ♬ At My Worst - Pink Sweat$


O projeto conta com as doações dos milhões de seguidores de Lucas Rodrigues, e de uma ou outra parceria, que contribuem para que o jovem continue a mudar vidas.


No entanto, Lucas Rodrigues assume que não "se sente muito confortável a pedir doações", uma vez que pretende que os seus seguidores "beneficiem do conteúdo e que não tenha de ser uma necessidade eles contribuírem para continuar”. Só que a comunidade que o jovem construiu é tão unida e forte que continuam a manter o projeto vivo.


(Imagens: Instagram)


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Estes adeptos estão revoltados...Estes adeptos estão revoltados: o clube é considerado o pior do mundo e agora começou a ganharÍBIS É CONSIDERADO O PIOR CLUBE DO MUNDO E JÁ ESTÁ HABITUADO A CELEBRAR DERROTAS. AGORA COMEÇOU A MARCAR E OS ADEPTOS ESTÃO REVOLTADOSmaisEstudo indica que a palavra "m...Estudo indica que a palavra "mãe" deve ser substituída por "pessoa lactante" para criar uma linguagem neutraA UTILIZAÇÃO DE UMA LINGUAGEM NEUTRA NAQUILO QUE ESTÁ RELACIONADO COM A MATERNIDADE FOI POSTA EM PRÁTICA EM ALGUNS PAÍSES, COMO O REINO UNIDO E A AUSTRÁLIAmaisJoana Cruz deixa mensagem no D...Joana Cruz deixa mensagem no Dia Mundial da luta contra o cancroNO DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA O CANCRO A JOANA CRUZ DEIXA O SEU PRÓPRIO TESTEMUNHO NAS REDES SOCIAISmaisVê agora nos cinemas portugues...Vê agora nos cinemas portugueses, em Imax, o concerto dos Beatles no telhado que inspirou atuações de músicos de várias gerações.O MÍTICO ÚLTIMO CONCERTO DOS BEATLES FOI HÁ 53 ANOS, NO TELHADO DOS SEUS ESCRITÓRIOS EM LONDRES.maisEstá aí o álbum de Noble com a...Está aí o álbum de Noble com as 5 vencedoras RFM! Vê aqui o "making of" e a estreia de "Secrets" na RFMNOBLE JÁ GRAVOU DUETOS COM 5 VENCEDORES RFM. ESTÃO TODOS NO ÁLBUM "SECRETS" JÁ DISPONÍVEL EM FORMATO DIGITAL.maisSobrevivente de Auschwitz cont...Sobrevivente de Auschwitz conta o que viveu no TikTok e torna-se viralCOM 98 ANOS, UMA DAS ÚLTIMAS SOBREVIVENTES DE AUSCHWITZ UTILIZA A SUA CONTA NO TIKTOK PARA CONTAR AS MEMÓRIAS DO QUE VIVEUmaisNesta forma de arte, estamos n...Nesta forma de arte, estamos na lista dos melhores do mundoHÁ TRÊS MURAIS DE STREET ART PORTUGUESES NA LISTA DOS MELHORES DO MUNDOmaisMuseu do Ar já tem visita virtualMuseu do Ar já tem visita virtualPODES FICAR A CONHECER MAIS SOBRE A HISTÓRIA DA AVIAÇÃO MILITAR EM PORTUGAL EM QUALQUER LUGAR OU MOMENTOmais
Top