Quantas vezes já te cruzaste com uma pessoa na rua, viste-a cabisbaixa e pensaste naquilo que poderias fazer para tornar o seu dia mais feliz? Um jovem português de 21 anos passou do pensamento à prática e abraçou a missão de fazer felizes as pessoas com quem se cruza e ainda de inspirar quem o vê.


Com um sorriso no rosto e com a expressão "Como é que te posso fazer feliz?" na ponta da língua, Lucas Rodrigues, de 21 anos, aborda as pessoas com quem se cruza, maioritariamente no Porto, e concretiza-lhes os seus desejos. O jovem já ofereceu saltos de pára-quedas, cortes de cabelo a sem-abrigo, cadeiras de rodas a pessoas que vivem com deficiência, tratamentos de reabilitação a um homem toxicodependente, telemóveis, viagens e até já abraços distribuiu. De volta, recebeu muita alegria, abraços, agradecimentos e gratidão.


No entanto, a vida de Lucas Rodrigues foi igualmente marcada por um trauma que o fechou em casa durante longos meses. Em 2020, Lucas viveu, tal como contou ao site "SAPO TEK", "provavelmente o pior ano da minha vida", uma vez que foi "assaltado e sequestrado" e ficou "com stress pós-traumático". Refugiou-se em casa "durante quase um ano" e "tinha cinco ataques de pânico por dia". Entre a medicação, terapia e consultas de "neuropsicologia e psiquiatria", Lucas começou a sair, aos poucos, e desenvolveu "um grande fascínio por estranhos: via as pessoas na rua outra vez… já não interagia com estranhos há muito tempo e então queria falar com eles”.


Foi dessa forma que criou o projeto "Lucas with Strangers", que, inicialmente, começou com o jovem a conhecer melhor as pessoas, as suas histórias e as necessidades de quem se cruzava na rua. Assim que as pessoas se sentiam mais à vontade, Lucas Rodrigues ligava a câmara e realizava os pedidos. Tudo isto ao mesmo tempo que também fazia e partilhava vídeos mais leves de partidas ou de caricaturas a estranhos, por exemplo.


À medida que foi realizando os desejos, o projeto passou a centrar-se, sobretudo, em como é que poderia levar mais felicidade à vida das pessoas.


O sucesso foi praticamente imediato no TikTok, onde Lucas Rodrigues conta com 1,7 milhões de seguidores, mais de 2 milhões de visualizações em muitos vídeos e milhares de comentários que agradecem pelos seus gestos.


São já muitos os vídeos que tem no seu perfil no TikTok e no Instagram e que levaram um sorriso a quem os viu, apesar de, no último mês, ter estado afastado das redes sociais.



O projeto conta com as doações dos milhões de seguidores de Lucas Rodrigues, e de uma ou outra parceria, que contribuem para que o jovem continue a mudar vidas.


No entanto, Lucas Rodrigues assume que não "se sente muito confortável a pedir doações", uma vez que pretende que os seus seguidores "beneficiem do conteúdo e que não tenha de ser uma necessidade eles contribuírem para continuar”. Só que a comunidade que o jovem construiu é tão unida e forte que continuam a manter o projeto vivo.


(Imagens: Instagram)