É um conceito recente e que tem revolucionado muitas empresas e o mercado de trabalho no geral.

A alegria nunca foi tão importante como agora. Vivemos na era do stress e, se o trabalho é o sítio onde passamos a maior parte dos nossos dias, faz sentido ter um oficial da felicidade. O que é afinal?


Um oficial da felicidade tem, nada mais nada menos, a missão de trazer alegria para o trabalho. E pode a alegria fazer mudanças no mercado de trabalho?
Empresas, um pouco por todo o mundo, já caíram nesta tendência e, segundo a Cyberclick, uma agência espanhola de marketing digital eleita em 2014 um dos melhores locais de trabalho pela Pyme, têm verificado que os seus funcionários estão mais produtivos e motivados desde a contratação de um oficial da felicidade.

De acordo com uma pesquisa publicada na Forbes, as empresas que fazem parte da lista das melhores empresas para trabalhar dispararam as suas ações em 14% ao ano e contam com funcionários 20% mais produtivos.


Quais são, afinal, as principais tarefas de um oficial de felicidade?



1 - Garantir que os funcionários se sintam valorizados

A valorização estende-se não só à parte profissional como também pessoal. Há quem defenda que trabalho e vida pessoal não se misturam, mas, quando os problemas pessoais falam mais alto, torna-se difícil ter uma boa performance profissional. As nossas emoções não ficam à porta do trabalho. Entram connosco e fazem-nos companhia o dia todo. Perceber este ponto é meio caminho andado para construir uma empresa feliz.
Portanto, um dos deveres de um oficial da felicidade é garantir que os funcionários sabem que o seu trabalho é importante.

2 - Garantir o básico

Primeiro ponto para a valorização e motivação do trabalho: bons salários e boas condições de trabalho.


3 - Ouvir os funcionários

Para perceber aquilo que faz os funcionários felizes é preciso saber ouvi-los. É a única maneira de descobrir quando algo não está bem e o que pode ser feito para melhorar.

4 - Conceder liberdade

Se queres uma equipa produtiva, dá-lhes liberdade para organizarem o seu trabalho e horário. Isso permite que consigam organizar o seu trabalho com a vida pessoal e é um excelente elixir da motivação.


5 - Apoiar o crescimento

O trabalho pode e deve ser uma fonte de realização pessoal. Para isso, os trabalhadores precisam de ter espaço para crescer e aprender continuamente. Um oficial da felicidade deve garantir que existam os recursos e meios necessários para tal. Desde workshops, a formações ou material para estudar.


6 - Criar um ambiente de trabalho positivo

Desde a organização de pequenos convívios, festas ou fins de semana fora para desenvolver o espírito de equipa. Não se trata apenas de produtividade e salários: os funcionários também devem gostar do seu trabalho. E esta é a principal missão de um oficial da felicidade.



A felicidade pode e é o ingrediente secreto para uma empresa motivada e produtiva.

Ter um oficial da felicidade é ter um responsável de recursos humanos, mas cuja principal missão é trazer alegria a cada um dos funcionários de uma empresa.