Neste momento, fazem-se muitos esforços e alertam-se de todas as maneiras possíveis para a guerra na Ucrânia, que ainda não tem um fim à vista.


Um lago localizado em frente à Embaixada da Rússia, em Vilnius, na Lituânia, foi tingido de vermelho com o propósito de protestar contra a invasão russa na Ucrânia, e a esse protesto juntou-se a nadadora Ruta Meilutyte, campeã olímpica nos 100 metros bruços nos Jogos de Londres.


Nas águas vermelhas do lago, a nadadora lituana tentou alertar para o sangue que já foi derramado na Ucrânia, tendo em conta as vítimas deste flagelo, num protesto arrepiante e impactante para quem o vê.


A atleta olímpica recorreu ao Twitter para partilhar o vídeo do momento e para incentivar pessoas, instituições e países a agirem rapidamente para se colocar um ponto final neste conflito.


"A performance "Swimming Through" é um apelo à ação em apoio ao povo ucraniano, que enfrenta um genocídio cometido pela Rússia. É importante não ficar paralisado com as imagens horríveis de assassínios em massa de ucranianos e a sua dor. Os horrores aparentemente intermináveis impostos pela Rússia em terras ucranianas não devem tornar-se a norma. É crucial que continuemos a agir - divulgando informações verdadeiras, fazendo voluntariado, protestando, doando e pressionando os nossos governos a agir" lê-se na publicação.