É verdade que todos podemos cometer gaffes ou confundir nomes e caras de pessoas conhecidas... Só que quando se trata de uma figura pública a falar de uma outra figura pública é (quase) certo que o vídeo vai parar à Internet e que se brinque com a situação!


Foi o caso de Paschal Donohoe, presidente do Eurogrupo desde julho de 2020, que, em conversa com o novo ministro das Finanças, Fernando Medina, contou como conheceu a "viúva de Fernando Pessoa", quando esteve em Lisboa.


Ora, para além de Fernando Pessoa nunca ter sido casado, apesar da sua paixão por Ofélia Queiroz, não seria possível conhecê-la, uma vez que nunca estaria viva em 2022 (o próprio Fernando Pessoa morreu em 1935), pelo que o presidente do Eurogrupo deveria querer referir-se à mulher de José Saramago.


As imagens do encontro entre Paschal Donohoe e Fernando Medina foram, primeiramente, mostradas pela RTP1, e a confusão entre os dois escritores portugueses chegou, rapidamente, à Internet.


Na caixa de comentários, muitos utilizadores brincaram com o facto de Fernando Pessoa não ter tido nenhuma mulher e ainda questionaram a razão pela qual Fernando Medina não corrigiu o presidente do Eurogrupo.



Assim, tudo indica que o presidente do Eurogrupo estaria a referir-se a Pilar del Rio, que, segundo o jornal "ECO", já disse publicamente que não gostava de ser tratada como a viúva de Saramago.



(Imagens: Instagram)