Às 00h20, do dia 25 de abril de 1974, ouviu-se, na Rádio Renascença, "Grândola Vila Morena" de José (Zeca) Afonso, aquela que era a segunda senha que dava secretamente o sinal para a saída das tropas dos quartéis, em Lisboa. Antes, às 22h55, pôs-se no ar a primeira senha, na antena dos Emissores Associados de Lisboa, “E depois do Adeus”, de Paulo Carvalho, música vencedora do Festival da Canção desse ano.


Estas foram as senhas que deram início à revolução, que foi notícia de grande destaque e saudada por todas as democracias do mundo, e que nos trouxe a tão desejada liberdade, ao fim de anos de ditadura.


O 25 de abril é um dia marcante na história da democracia portuguesa, e no qual a rádio foi um dos meios de comunicação mais importantes. Além de ter sido o meio onde se ouviram as senhas que deram o sinal para a saída das tropas dos quartéis, foi onde também se seguiram as notícias da revolução e onde se ouviram as primeiras vozes de liberdade.


A Rádio Renascença é parte desta história e caminho. Para celebrar a história e o 25 de abril, foi colocada uma placa no chão da rua Capelo, no Chiado, antigas instalações da RFM e da Rádio Renascença e palco desta e de muitas outras histórias e memórias.

A acompanhar a placa está um QR Code, que te levará para um site, que te explica tudo o que se viveu, ali, no dia 25 de abril de 1974. Se passares por lá, não te esqueças de olhar para o chão e ver a história que está debaixo dos teus pés.