No lugar do antigo “Yorn Street Dance” do Rock in Rio Lisboa nasce agora um palco mais inclusivo, com nova cenografia, showcases, concertos, momentos de dança e com a missão de aproximar os bairros das suas cidades, através da cultura.


Com a curadoria de Chelas é o Sítio – projeto liderado pelo artista Sam the Kid, nascido e criado no mesmo bairro que acolhe o Rock in Rio Lisboa desde 2004 – o Palco Yorn prepara-se para receber nomes já bem conhecidos da cena urbana como GROGNation, Phoenix RDC, Ary Rafeiro, 9Miller, Kappa Jotta, Loreta KBA, Malabá, Eva RapDiva, G Fema, Chyna, entre outros.


O cartaz inclui nomes mais consagrados e showcases de jovens talentos que crescem nas ruas e bairros de todo o país, aos quais se juntam momentos protagonizados por bailarinos e coreógrafos da Jazzy Dance Studios e por talentos dançantes da região de Chelas, além de MC’s e interações com o público ao longo do dia provocadas pela marca Yorn.

O Palco Yorn foi apresentado dia 21 de abril com a presença do curador Sam the Kid e muitos dos outros participantes


De talentos emergentes a mais consolidados, o Palco Yorn destaca-se por juntar diferentes artistas com uma característica em comum: todos com ligação a um bairro português, que sobem a palco na Cidade do Rock não só para mostrar o seu talento como para reforçar o potencial criativo e artístico destas regiões, tantas vezes afastadas da suas cidades.


Ao longo dos quatro dias do festival, as atuações destes artistas serão intercaladas com performances de dança e momentos de interação com o público, onde nunca faltará música e animação.

No dia 18 de junho, o Palco Yorn arranca com música nascida e criada entre a Zona J e Zona M de Chelas, tendo Danny the Dawg como protagonista. Segue-se Chyna, uma das grandes apostas do hip hop nacional e um dos talentos que mais tem crescido nos últimos tempos, que viveu toda a sua vida entre Queluz-Massamá e Costa da Caparica e cresceu a ouvir artistas como Boss AC, Valete, Regula, Sam The Kid e Allen Halloween. A fechar o palco estarão Vado e Loreta KBA, dois artistas já com nome na cena da música urbana, oriundos de diferentes bairros – o primeiro do já extinto Bairro 6 de Maio (Damaia) e o segundo de Mira Sintra (Linha S).

No dia 19 de junho é a vez de Lewis subir ao Palco Yorn. O artista faz parte de uma geração que já nasceu no atual Bairro do Armador, mais conhecido para alguns como Zona M (Chelas). É também neste dia que se apresenta Kosmo DaGun, artista que passou parte da sua infância em Lisboa e, mais tarde, mudou-se para a margem Sul da ponte. Desde então é integrante dos Da Gun e atua de forma orgulhosa criando rimas e batidas sobre o seu bairro. Logo depois, é a vez de Ary Rafeiro, o orgulhoso rapper de Santo António dos Cavaleiros que passa por ritmos brasileiros e do soul e promete colocar o público a dançar. Para fechar o dia com o palco a brilhar, é a vez da atuação de 9Miller, rapper que começou a escrever rimas aos 14 anos, na Apelação, e cujos singles de estreia, “Limonada” e “Filho da Guida”, somaram mais de 13,5 milhões de visualizações no YouTube. Caracterizado pelo seu flow, 9Miller continua, single após single, a afirmar a sua marca única no rap nacional.


A começar o segundo fim de semana de festival da melhor forma, no dia 25 de junho o Palco Yorn recebe mais um filho de Chelas, Karma The Only Son, e logo de seguida Tilhon, artista original de Viseu, mas que durante a sua infância e juventude passou por diversos bairros no Norte de Portugal, onde chegou a filmar alguns dos seus videoclipes. Segue-se Eva RapDiva, a filha do hip hop tuga, proveniente de Angola, e uma das mulheres no mundo do hip hop nacional, que se prepara para levar à Cidade do Rock o que de mais bonito há nas rimas da lusofonia. A fechar o palco, com mais um concerto frenético, estará um dos grandes nomes do momento: Phoenix RDC, pioneiro no rap feito em Vialonga e original do Bairro da Icesa. Desde cedo que Phoenix chegou para mostrar que havia talento na sua área, mas foi nos últimos cinco anos que o artista mais se destacou e será no Palco Yorn que transportará a música de Vialonga para o Mundo.

Para o último dia do festival, a 26 de junho, sobe a palco G Fema, uma filha de Chelas que também nasceu perto da Zona J e representa, neste momento, a Zona M. Faz parte de um bairro que se caracteriza pelo talento e criatividade, de onde saem tantos outros artistas como Tchapo, Matay ou os MBM. Segue-se nesse dia outro nome bem conhecido de muitos – Malabá, artista de Paio Pires (Setúbal) que se tornou conhecido pelo sucesso nas redes sociais ao lançar os temas “Cem ou Sem Problemas” e “O Nosso Som”, tendo também participado em projetos como Liga Knockout ou Fala Aí Maluco, além de ter criado o tema desportivo “É o meu Sporting”. Por fim, e para fechar em grande esta edição do Rock in Rio Lisboa no Palco Yorn, apresenta-se Kappa Jotta, um dos artistas mais falados do panorama musical português da atualidade. Vem da Linha C (arredores de Cascais) e conta com dois álbuns editados - Vírus e Ligação -, que somam milhões de visualizações em todas as plataformas digitais. A fechar a 9ª edição do Rock in Rio Lisboa no Palco Yorn, está um dos supergrupos do rap mais adorados em Portugal, os cinco rapazes de Mem Martins, mais conhecido por GROGNation voltam à Cidade do Rock para despertar sentimentos através da rima!