Bárbara Bandeira e Carminho foram as vencedoras da "Canção do Ano ", com “ Onde Vais”, dia 5 de maio na cerimónia de entrega dos prémios PLAY - Prémios da Música Portuguesa no coliseu de Lisboa.

Esta foi a única categoria em que o público decidiu o vencedor, votando através das redes sociais ou app dos PLAY.

"Onde Vais", uma canção de Ivo Lucas, Bárbara Bandeira, Carminho, Phelipe Ferreira e Tyoz, foi, durante 3 semanas, numero 1 do Top 25 RFM



A 4.ª edição dos PLAY, os prémios da música portuguesa, realizou-se dia 5 de maio no coliseu de Lisboa novamente com público, após duas edições em pandemia.

Agora a plateia do coliseu pôde aplaudir ao vivo os vencedores das 13 categorias a concurso e assistir a 8 atuações inéditas, entre as quais as de Ana Moura e Nenny, Moonspell com Dulce Pontes e do trio composto por Gama com Piruka e Jimmy P.

Os artistas e obras elegíveis foram nomeados e votados pela Academia PLAY, constituída por mais de 300 elementos, maioritariamente da indústria musical (artistas, técnicos, produtores e promotores, com exceção de representantes de editoras) da sociedade civil e da comunicação social como a RFM.


Este ano os mais galardoados foram Ana Moura e Dino D'Santiago, cada um com direito a dois prémios.

Ana Moura que foi mãe há poucos dias, levou para casa os troféus de “Melhor Artista Feminina”, “Melhor Videoclip” (por 'Andorinhas') e abriu a noite com uma atuação ao lado de Nenny.

Dino Santiago, mais uma vez um dos artistas mais premiados com direto ao troféu de “Melhor Artista Masculino” e da “Crítica” subiu ao palco para um medley de várias músicas marcantes da lusofonia com a mítica Banda Monte Cara

Também premiados foram os Black Mamba, considerados o “Melhor Grupo”, Jorge Palma que viu o seu disco ao vivo "70 Voltas ao Sol" ser votado o “Melhor Álbum”.

“Horas Vazias” de Camané foi eleito o “Melhor Álbum de Fado” e EU.CLIDES o “Artista Revelação”. Simone de Oliveira, que recentemente disse adeus aos palcos, ao fim de 65 anos de carreira, recebeu o “Prémio Carreira”.


Em 2022, os duetos improváveis dos músicos nomeados e não só, foram , mais uma vez o ponto alto do espetáculo.

Além das colaborações de Ana Moura e Nenny, Dino Santiago e Monte Cara, Moonspell com Dulce Pontes e Gama com Piruka e Jimmy P., a cerimónia incluiu ainda atuações de Black Mamba com André Fernandes, Paulo Flores com Sara Correia, Camané com Agir e o Coro Ucraniano da Igreja Greco-Católica de Lisboa e de Bárbara Bandeira e Carminho com a canção vencedora do prémio do público.

Foram estes os 13 vencedores da 4ª edição dos Prémios Play

Melhor Artista Feminina: Ana Moura

Melhor Artista Masculino: Dino D'Santiago

Melhor Grupo: The Black Mamba

Melhor Videoclip: 'Andorinhas', de Ana Moura

Melhor Álbum de Jazz: '"Unlimited Dreams", de João Lencastre's Communion

Melhor Álbum de Fado: "Horas Vazias", de Camané

Prémio Lusofonia: Paulo Flores

Prémio da Crítica: Dino D'Santiago

Artista Revelação: EU.CLIDES

Melhor Álbum de Música Clássica: "Portuguese Music for Piano Duo", de Luís Duarte e Lígia Madeira

Melhor Álbum: "70 Voltas ao Sol", de Jorge Palma

Prémio Carreira: Simone de Oliveira

Canção do Ano: 'Onde Vais', de Bárbara Bandeira e Carminho