Vencedores da Eurovisão leiloam troféu e juntam-se ao exército ucraniano

A BANDA UCRANIANA KALUSH ORCHESTRA VENCEU ESTE SÁBADO A EUROVISÃO. JÁ ESTÃO DE REGRESSO À UCRÂNIA E PREPARAM-SE PARA SE JUNTAREM AO EXÉRCITO UCRANIANO

Jéssica Santos


Este sábado foi um dia de grande festa para a banda ucraniana Kalush Orchestra. Apesar do momento delicado que a Ucrânia vive, estes cantores conseguiram estar presentes em Turim para a final da Eurovisão e saíram de lá com nada mais, nada menos, que o troféu. Foi uma vitória que, apesar de ser previsível para muitos, não deixou de ser bonita. Viu-se o apoio dos outros países concorrentes à Ucrânia e mostrou-se uma forte união, apesar da competição inerente.


Fez-se a festa, cantou-se e foi altura de regressar à Ucrânia. O líder da banda, Oleh Psiuk, já anunciou o destino do troféu: leilão para angariar dinheiro para ajudar o exército ucraniano. Um forma muito simbólica de a Eurovisão ajudar este país que está em guerra há três meses.

"Planeamos leiloar a nossa estatueta e doar todo o dinheiro para um fundo de caridade que ajuda as Forças Armadas e a Ucrânia. Ainda temos de escolher um. Muitas pessoas estão a doar [dinheiro] a partir do estrangeiro e talvez muitas mais gostariam de doar. Na nossa opinião, pode ser algo que as motive. Achamos que vai beneficiar a Ucrânia", disse o vocalista, numa videochamada com jornalistas e citado pelo site Ukriform.



O videoclipe oficial da música que a banda levou ao Eurovisão, e com a qual venceu o concurso, é também um espelho dos dias que se vivem atualmente na Ucrânia. Na descrição do vídeo, a banda escreveu: "Se Stefania é agora o hino da nossa guerra, gostaríamos que se tornasse o hino da nossa vitória". A música, que é uma homenagem às mães, tornou-se num hino às mulheres e crianças que vivem os horrores da guerra.


Zelensky mostrou-se, nos seus canais de comunicação, confiante e esperançoso de um futuro em que a Eurovisão poderá ir em segurança à Ucrânia: "No ano que vem, a Ucrânia será a sede da Eurovisão. Faremos todo o possível para receber algum dia os participantes e convidados da Eurovisão numa Mariupol ucraniana. Livres, pacíficos e reconstruídos!".


Para saírem da Ucrânia e ir à Eurovisão, a banda precisou de uma autorização especial, uma vez que a lei marcial impede de sair da Ucrânia todos os homens entre os 18 e os 60 anos. Agora, de regresso ao país, a banda prepara-se para ir para o exército e lutar pelo seu país.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
"Que barulho é este, na RFM?" ..."Que barulho é este, na RFM?" Vê aqui os palpites errados"Que barulho é este, na RFM?" o jogo que está a deixar os portugueses colados à rádio. Estão 150 mil euros em jogomaisO que é que Andrew Ridgeley do...O que é que Andrew Ridgeley dos Wham! está a fazer em Portugal? Descobre tudo aquiANDREW RIDGELEY DOS WHAM! VIAJOU ATÉ PORTUGAL DE BICICLETA E EXPLICOU PORQUÊ À RFMmais"Com o meu filho não há palhaç..."Com o meu filho não há palhaçadas", reage Judite de SousaJUDITE DE SOUSA DEIXOU UM SÉRIO DESABAFO NAS REDES SOCIAIS E HÁ QUEM PENSE QUE SE TRATA DE UM AVISOmaisDepois do "Ídolos", vem agora ...Depois do "Ídolos", vem agora o "Idálos". A paródia hilariante de Herman JoséHERMAN JOSÉ FEZ UMA PARÓDIA COM O PROGRAMA "ÍDOLOS" E OS JURADOS REAGIRAMmaisEm lágrimas, Judite de Sousa l...Em lágrimas, Judite de Sousa lembra o filho e afirma: "Sinto-me uma náufraga para a vida toda"A JORNALISTA ESTEVE À CONVERSA COM MANUEL LUÍS GOUCHA E NÃO ESCONDEU A EMOÇÃO AO RECORDAR O FILHOmaisJá há mais nomes confirmados p...Já há mais nomes confirmados para o "Sol da Caparica", em agosto, com a RFMO SOL VAI VOLTAR A BRILHAR NA CAPARICA! O FESTIVAL ESTÁ A CHEGAR E, ESTE ANO, CONTA COM MAIS UM DIAmaisAna Moura lança nova música e ...Ana Moura lança nova música e mostra o rosto da filha pela primeira vezANA MOURA E O COMPANHEIRO, PEDRO MAFAMA, LANÇARAM UMA MÚSICA EM CONJUNTO E, NO FINAL DA MESMA, SURGEM OS DOIS COM FILHAmaisMaro assoberbada com tanto amo...Maro assoberbada com tanto amor: "Não consigo dormir"MARO É A TERCEIRA ARTISTA A SUBIR AO PALCO NA FINAL DA EUROVISÃO, ESTE SÁBADOmaisOuve a RFM e vai com 3 amigos ...Ouve a RFM e vai com 3 amigos ao Rock in Rio Lisboa 2022. Vê aqui o cartazFOI ASSIM A FESTA DO ROCK IN RIO LISBOA COM A RFMmais
Top