Há uns anos - muitos mesmo - contava-se pelos dedos de uma mão a quantidade de crianças que tinha telemóvel. Hoje, a realidade é diferente e inverte-se: conta-se mais pelos dedos de uma mão as crianças que NÃO têm telemóvel. E não é um telemóvel qualquer.

Aqueles de teclas moles, ecrãs a preto e branco, com baterias que duravam uma semana, pequenos, leves e que davam para pouco mais do que chamadas e mensagens, agora, foram substituídos por smartphones com capacidade para várias aplicações, ecrãs coloridos e muitos apetecíveis.


A introdução da tecnologia na vida das crianças dá-se cada vez mais cedo e é preciso encontrar um equilíbrio para que não se tornem um problema. Por isso, um juíz espanhol, muito conhecido no Twitter, e cuja identidade nunca foi revelada, decidiu partilhar um contrato que decidiu celebrar com a filha de 12 anos.



O contrato inclui as 10 regras que qualquer pai de jovens com telemóvel tem em mente, mas que nem sempre cumpre. A primeira regra diz que "o telemóvel é da mãe e do pai, que são os que pagam a internet". Por isso, afirma o juiz, a qualquer momento podem pedir para "ver o que há em qualquer aplicação” e têm de “saber todas as passwords".


O contrato acabou por gerar controvérsia no Twitter. Se houve quem achasse boa ideia, também houve quem achasse o contrato uma invasão à privacidade da jovem.



Eis as 10 regras que geraram polémica:


1 – O telemóvel não é teu, é do papá e da mamã que são quem o compra e que pagam a internet;

2 – Portanto, em qualquer momento podemos pedir-te o telemóvel e ver o que há em qualquer aplicação. E temos de conhecer as passwords;

3 – A instalação de aplicações de redes sociais só poderá ser feita mediante a nossa autorização e com as condições que fixarmos, entre as quais se poderá incluir o uso partilhado da conta;

4 – O uso limita-se às horas acordadas;

5 – Não podes reenviar a outros amigos mensagens que recebas e que sejam ofensivas para outras crianças, ou de mau gosto, ou de gente a ser envergonhada. De qualquer forma, se receberes alguma destas mensagens, tens de nos dizer;

6 – O telemóvel não se leva para a escola;

7 – O telemóvel não se usa à mesa enquanto tomas o pequeno-almoço, almoço ou jantar;

8 – O telemóvel fica fora do quarto durante a noite. Para acordar, usas um despertador;

9 – Estas regras aplicam-se a outros dispositivos;

10 – O incumprimento de alguma destas normas causará a suspensão temporária do uso do telemóvel. O incumprimento contínuo provocará a suspensão definitiva do telemóvel.