Rita Guerra assume que não se lembra de não estar rodeada de animais durante toda a sua vida, uma vez que sempre os teve em casa. De cães a cágados e a peixes, a artista mostrou que é uma apaixonada por animais no podcast da NiT, "PiT Stop".


Em conversa com Nuno Azinheira, Rita Guerra confessou que, atualmente, tem três cadelas, duas gatas e um gato e que tem "uma relação muito forte com eles". Assume que lhes impõe regras e "é como educar as crianças", mas não é por isso que não os trata como "filhos".


E por ter um carinho tão grande por animais e por ser dona de vários, a artista deixou claro que é contra os maus-tratos dos animais. E esta também tem sido uma batalha que Rita Guerra tem travado junto de associações que resgatam animais abandonados e que tenham respeito pelos animais e pelos seres vivos. Posto isto, a cantora assumiu que no seu "mundo ideal", tal como escreveu a NiT, "não podem entrar touradas, não podem entrar circos que utilizam animais. É exatamente a mesma coisa. A palavra sofrimento está lá”.


Após confirmar que este é um "assunto polémico", Rita Guerra frisou para não lhe dizerem "que os animais que estão no circo são muito bem tratados porque eu sei que não são. Ninguém me contou. Eu vi vídeos de câmaras escondidas de alguns circos, em que eu sei como é que tratam os animais, eu vi como é que tratam os animais", mas acrescentou que acredita "que haja um ou outro circo que realmente tenha estrutura para tratar bem os animais".


Para Rita Guerra, para se "ter um animal contigo seja para o que for tens de o tratar bem, seja para o que for".