Como anda o ensino em Portugal? Quais são as escolas com mais sucesso escolar? Onde é que os alunos terminam a escolaridade no tempo previsto? Será que existem resultados diferentes de zona para zona? Vamos ver.


O relatório "Resultados Escolares: Sucesso e Equidade", da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), citado pela Lusa, e que analisa a evolução entre os anos letivos de 2017/2018 e 2019/2020, mostra resultados muito animadores para a região do Norte.


Em todos os níveis de ensino, as escolas do Norte foram as que registaram melhores resultados. Os alunos dos concelhos do Norte Litoral são os que reprovam menos e desistem menos da escola. A Região do Tâmega e Sousa destaca-se pelo sucesso na promoção do percurso de alunos com mais carências.



Vamos aos resultados:


- Quanto aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico é no Alto Minho e nas regiões do Cávado e do Ave que os níveis de conclusão no tempo esperado são mais elevadas, com 94%. Já o Baixo Alentejo e Algarve são as regiões do país onde uma maior percentagem de alunos precisa de mais anos que os previstos para concluir o 1º ciclo;


- No 2.º ciclo do ensino básico, o Alto Minho, o Cávado e o Ave também se destacam com 98% dos alunos a concluírem este ciclo de ensino no tempo esperado, juntamente com as regiões do Tâmega e Sousa, Aveiro, Viseu, Dão e Lafões. Os piores resultados são os da Beira Baixa e os do Baixo Alentejo;


- Quanto ao 3.º ciclo do ensino básico, o Norte Litoral (Alto Minho, Ave, Cávado, Tâmega e Sousa) apresenta novamente os melhores resultados, com percentagens de conclusão no tempo esperado acima dos 90%. Os resultados mais preocupantes ficam no Sul (Algarve, Baixo Alentejo e Beira Baixa, Alentejo Central e Litoral) e na Área Metropolitana de Lisboa;


- Por fim, o ensino secundário também aponta melhorias mais para Norte. Nos cursos científico-humanísticos, 80% dos alunos do Alto Minho e Ave fizeram o secundário nos três anos previstos, enquanto na Beira Baixa a taxa se ficou pelos 60% e na Área Metropolitana de Lisboa pelos 63%.


Se existisse uma taça para o sucesso escolar, não restam dúvidas que esta seria para a zona Norte. Alunos nortenhos, é hora para celebrarem!