É inusitado. Na verdade, é muito fora da caixa e ligeiramente inesperado. Na rua principal de Malmö, na Suécia, os caixotes do lixo emitem frases, digamos, diferentes e com uma boa dose de entoação, sempre que alguém lhes abre a tampa e lhes coloca o lixo. Os contentores reagem com uma voz sexy e dizem frases como, por exemplo, “Volta e faz isso outra vez” ou “Ah, sim, aí mesmo”.


As mensagens são de uma voz famosa diz a chefe do Departamento de Estradas, Marie Persson, ao jornal Sydsvenskan, citado pelo The Local, sem revelar de quem é. Marie Persson sublinha ainda que o objetivo da campanha é que se deixe de deitar lixo para a rua, umas das “coisas mais sujas que há”. A ideia é dar, diz Persson, “um reforço a quem faz a coisa certa, oferecendo-lhe uma gargalhada”.


Os caixotes do lixo, na rua principal da cidade de Malmö, foram equipados com sensores de movimento e com som para poderem reagir, sempre que lhes deitam o lixo. Para além das frases sexy, ditas em cima, também se podem ouvir outras como “Uhmm, mais para a esquerda da próxima vez” ou “Ah, isso é loucamente bom”.


É uma campanha incomum que tem o objetivo de bem-dispor e de provocar gargalhadas a quem se desloca até aos caixotes do lixo para que o lixo seja posto onde pertence: nos contentores.