Todos gostamos de cantar, dançar e sentir a energia dos festivais, independentemente da nossa condição.

Os festivais são cada vez mais inclusivos. No Rock in Rio Lisboa, todos puderam divertir-se graças à presença de um intérprete de língua gestual nos concertos. É possível vibrarmos com a música seja através dos ouvidos ou dos olhos. Podemos todos sentir o mesmo.


Os intérpretes de língua gestual da "Hands Voice" estiveram no Palco Mundo e no Music Valley do Rock in Rio Lisboa a fazer história. Esta é a primeira vez de sempre em Portugal que um festival recorre à língua gestual para passar a letra, o ritmo e melodia a pessoas surdas.


 


Para além da letra que interpretam, os intérpretes de língua gestual transmitem também o ritmo da música e, para isso, há todo um trabalho de preparação. Antes do concerto, têm acesso ao alinhamento do concerto e ouvem as músicas da banda para perceberem a dinâmica e transpô-la para gestos.


As pessoas surdas têm lugares reservados em frente aos palcos, perto das colunas, para que possam sentir a vibração da música. Podemos todos fazer a festa e no Rock in Rio Lisboa fez-se.

No próximo fim de semana, há mais com a RFM.