Já pensaste que a língua que falas pode ter influência na tua felicidade?


Não literalmente, porque a felicidade também depende sempre de nós e daquilo que fazemos. Porém, a cultura, o país e a língua onde estamos imergidos podem ser o primeiro passo para começar esse trilho que todos queremos fazer, o da felicidade.

Um estudo recente feito por Peter Dodds, na Universidade de Vermont, reuniu as 10 línguas mais felizes e positivas do mundo. E nisto, nós, portugueses, já podemos respirar de alívio, porque a nossa língua está em segundo lugar.

Como é que se chegou a esta lista? Os investigadores fizeram um banco de dados com as palavras mais comuns das línguas mais usadas a nível global - chinês, inglês, francês, português, árabe, indonésio, coreano, russo e alemão - recolhidas no Google Books, Twitter, filmes, programas de televisão, letras de músicas e reportagens do New York Times e do Daily Mail.

Depois, cada palavra foi marcada como “positiva” ou “negativa” com base no seu significado. Por exemplo, “morte” ou “matar” são rotuladas como negativas, enquanto “felicidade” ou “sorriso” como positivas.



E assim se chegou à lista das línguas mais felizes do mundo. Se és espanhol, o pódio é teu no que toca à felicidade. Mas se és português, também não estás (estamos) nada mal.


1. Espanhol;
2. Português;
3. Inglês;
4. Indonésio;
5. Francês;
6. Alemão;
7. Árabe;
8. Russo;
9. Coreano;
10. Chinês.