Surpreendido? Para quem conduz e abastece o carro, o facto de os combustíveis portugueses estarem no top 10 dos mais caros da Europa não é uma surpresa.


Muitos portugueses queixam-se, semana após semanas, do aumento e/ou da ligeirinha redução do preço dos combustíveis, uma vez que estão a ser vendidos a preços nunca antes vistos e que teimam em não baixar drasticamente.



Recentemente, a Comissão Europeia disponibilizou novos dados, relativos à semana de 20 de junho, que dão conta de que Portugal tem a nona gasolina e o décimo gasóleo mais caros dos 27 países da União Europeia. Tal como dá conta a CNN Portugal, "se o governo não tivesse descido o ISP, seria pior porque teríamos o terceiro gasóleo mais caro, mas na gasolina, a comparação é pouco diferente."


Neste momento, a gasolina 95 está a ser vendida a 2,12 euros por litro e o gasóleo a 2,08 euros por litro, de acordo com os mesmos dados.


Na altura em que uma escalada de preços dos combustíveis acontece por toda a União Europeia, Portugal não foge à regra e está acima de países como Espanha, Itália e Alemanha.



É verdade que os portugueses vão com o coração apertado de cada vez que vão abastecer o carro e parece que este sentimento vai manter-se...