Sais de casa e a primeira sensação que sentes é uma enorme onda de calor ou o chamado "bafo"... Está, efetivamente, muito calor, nos últimos dias, e isso faz com que muitas pessoas corram para as praias, piscinas e outros locais onde se consigam refrescar. Tanto cá como lá fora!


Se és daquelas pessoas que gosta de sair da praia ou da piscina só de biquíni ou de calções de banho, fica a saber que na cidade de Sorrento, na Itália, passou a ser proibido.


A autarquia de Sorrento lançou uma lei que proíbe o uso de biquínis e de calções de banho na cidade. E isto deve-se ao facto de muitos turistas passearem de tronco nu e de biquíni, o que anda a deixar os moradores locais “desconfortáveis e ansiosos”.


Após algumas queixas dos cidadãos, o autarca, Massimo Coppola, decidiu ouvi-los e implementar novas regras, que entraram em vigor já este mês, e que pretendem “parar o generalizado comportamento indecoroso” dos turistas. De acordo com o autarca, citado em nota de imprensa, "a maioria das pessoas vê essas atitudes como indecorosas, contrariam a decência que caracteriza a coabitação civilizada".


O jornal italiano La Repubblica indica que esta nova lei faz parte do objetivo de Sorrento de ser considerado um destino turístico de qualidade.



Além de Nápoles, da costa Amalfitana e de Capri, Sorrento é também um destino muito procurado por milhares de turistas, que vão à procura das praias e de cenários pitorescos. Só que, perante esta nova lei, todos aqueles que gostam de passear de biquíni e de calções em banho vão ter de o fazer noutra cidade.


As multas são um tanto ou quanto pesadas e podem ir dos 25 aos 500 euros!


No entanto, esta lei não é inédita. Em Barcelona, Ibiza, Maiorca, Veneza, entre outras cidades, foram impostas também medidas para travar os turistas de andarem em tronco nu ou de biquíni e até de beberem nas ruas, onde haja presença de crianças.


Se estás a pensar se, por cá, existe alguma lei semelhante, fica a saber que, até ao momento, "não existe uma proibição expressa de andar em tronco nu na via pública", de acordo com a DECO Proteste. No entanto, em esplanadas, cafés, restaurantes, entre outros, é permitido impor essa proibição aos clientes.