As Festas do Mar em Cascais fecham com chave de ouro!


Depois de Luiz Caracol abrir o palco da Baía de Cascais, o palco mais perto do mar encheu-se para receber os mais de 60 músicos da Orquestra Sinfónica de Cascais mais o Paulo Fragoso que apresentou um TOP 25 RFM muito especial. A Orquestra tocou 25 temas que passaram pelo top da RFM desde o início das Festas do Mar.


O concerto começou com "Amar pelos dois" e passou por temas como "É sexta feira", "Happy", "A vida toda", "Trevo", "Onde vais"... Sucessos atrás de sucessos numa Baía repleta de milhares de pessoas que puderam acompanhar todas as músicas com as letras que passavam nos grandes ecrãs e que, no final, puderam assistir ao fogo de artifício mesmo ao largo de Cascais.


Antes do concerto, Paulo Fragoso falou com a Ana Colaço sobre o que se iria passar no palco.


 


E no final do concerto, as dúvidas dissiparam-se e as emoções mostravam-se nos sorrisos e nos olhos emocionados do Paulo Fragoso e do Maestro Lalov.


 


Tanto as emoções como as fotografias falam por si! A Baía de Cascais encheu-se para ver o concerto da Sinfónica de Cascais que tocou as músicas do TOP 25 RFM.



Quem esteve na Baía de Cascais assistiu à magia que se sentiu por ouvir a Orquestra Sinfónica de Cascais acompanhada pelas vozes do público! Foram exatamente 25 músicas que passaram pelo TOP 25 RFM e que fizeram todos cantar em alto e bom som.


Para quem não esteve presente ou só ouviu pela rádio, vale a pena ver e ouvir de novo o concerto que encerrou as Festas do Mar 2022!


 


No rescaldo de todas as emoções vividas, Paulo Fragoso escreveu um texto que descreve aquilo que o próprio viveu e que a plateia sentiu. O animador da RFM viveu "um misto de emoções" e mostrou-se muito "feliz por mais uma vez ter estado na frente de algo especial e desafiante para aquilo que me corre nas veias que se chama Rádio".


Além de ter superado o desafio de "fazer um programa ao vivo onde a música não saía de um computador mas sim de uma orquestra com 70 músicos", o nosso Paulo Fragoso fez uma última vénia à Orquestra Sinfónica de Cascais e ao seu maestro, Nicolay Lalov.



Foi um sábado bonito na Baía de Cascais... milhares de pessoas juntaram-se para ver Luis Sequeira e depois Agir & Friends - um concerto que começou às 22h e levou ao palco amigos de Agir como Matay, James Dos Reis e Milhanas.


Uma noite que passou por músias como Respirar, Pega Leve, Volta, Mea para Dois, O que tu me dás, Mais que ao sol, Manto de água e claro que não podia faltar Como ela é bela, Minha Flor e Pescoço.


Antes do concerto, Agir falou com a Joana Cruz e o Rodrigo Gomes sobre o que estava previsto.


 

Já depois do grande concerto, Agir falou novamente com Joana Cruz e Rodrigo Gomes, a quem confessou que "tinha de vir a Cascais e dar tudo". E foi mesmo isso que aconteceu!


 


Antes do Agir, ainda este sábado, subiu ao palco Luis Sequeira que cantou músicas de outros compositores, inclusivamente, dos Coldplay, tal como referiram a Joana Cruz e o Rodrigo Gomes no final do concerto.


 


Bem loura, de cabelo apanhado, com os olhos brilhantes de entusiasmo pelo concerto de estreia nas Festas do Mar que ía dar dentro de momentos - foi assim que a Ana Colaço encontrou Filipa Vieira, que abriu a noite de fado no palco da Baía de Cascais. Podes pensar que por ser fado, se fez silêncio, mas não era isso que se queria.


Foi com muita festa, muitas palmas e dança que se passou uma hora de grandes músicas e uma voz de que vais ouvir muitas vezes, certamente.


Destaque para o tema que vai ser lançado em breve - "Vai dar banho ao cão"! Foi uma surpresa boa nas Festas do Mar em Cascais!


 


Assim que entrou em palco, Cuca Roseta ganhou o respeito das milhares de pessoas que já estavam na Baía de Cascais à espera da fadista que se desdobra com a músia durante uma hora e meia de concerto. Ela canta, ela dança, ela toca guitarra, toca bateria...


Cuca Roseta canta desde o fado clássico como a "Rua do Capelão" até ao contemporâneo "Bairro Português. Faz uma viagem pelos ritmos tradicionais portugueses - do vira ao malhão passando pelo corridinho. Depois do Tito-liro-liro e de músicas como "Chiça-penico" e "Fado Malhoa", canta "Como Antes", a música de Matias Damásio que aparece em palco e acaba por cantar em dueto.


Para o fado, já não é preciso fazer silêncio. Todos o cantam e dançam!


 


Os estreantes Duque Província abriram a noite já com muitas fãs na plateia, uma vez que os elementos que compõem a banda são de Cascais e de Lisboa.


Bem dispostos, a saberem disfarçar o nervosismo de, pela primeira vez, estarem a pisar um palco do tamanho do das Festas do Mar, os Duque Província souberam cativar quem não os conhecia. Fizeram a ligação com os D.A.M.A com a música Rosa. "Se os D.A.M.A. têm a Luísa, nós temos a nossa Rosa" - um tema que muitos não vão esquecer brevemente.



Quanto aos D.A.M.A.... eles ainda não tinham entrado em palco e já milhares de pessoas esperavam ansiosamente pela banda que há 9 anos subiu ao palco para fazer uma primeira parte. 9 anos de uma viagem incrível pelo mundo da música portuguesa.

Começaram logo com "Sozinhos à chuva" e passaram por grandes sucessos como "Às vezes", "Tempo p´ra quê", Luísa, Não dá, "Era eu", "Faz de Conta". Contaram ainda com a presença de Salvador Seixas e depois de outras músicas, fecharam com as emocionantes "oquelávai" e "Não faço questão".

No final do concerto, desta 5ª feira em Cascais, a emoção estava bem presente nos olhos do Miguel Coimbra, Kasha e Miguel Cristovinho


 
 


Se há histórias que marcam as bandas são as dos primeiros concertos e as dos que acabaram de dar. Por estar ainda no início de carreira, Carolina de Deus ainda não digere bem todas as emoções, tal como disse segundos depois do final do concerto na Baía de Cascais. A emoção ainda fica à flor da pele quando houve a sua música a passar na rádio...


 


Já os Resistência, habituados a tudo ao longo de mais de duas décadas, fazem uma festa com o público de cada vez que sobem ao palco e ainda ficam emocionados com a resposta de milhares de pessoas. Até podem trocar a letra que há sempre alguém que a "endireita".

O que aconteceu esta noite foi uma verdadeira passagem pelo cancioneiro português. Miguel Angelo, Olavo Bilac, Fernando Cunha, José Salgueiro, Pedro Jóia, Fernando Júdice, Tim, Alexandre Frazão e Mário Delgado apresentaram músicas durante 2 horas de concerto em Cascais. E cantaram músicas dos Xutos e Pontapés, Santos e Pecadores, Heróis do Mar, Jorge Palma, Zeca Afonso, Rádio Macau e muitos mais...


 


Uma noite exclusicamente em português para uma Baía de Cascais completamente cheia!

Beatriz Rosário e os Quatro e Meia fizeram a festa com a apresentação da Joana Cruz e o Daniel Fontoura


 
 


As festas ainda agora começaram e já estão a fazer história!


Ao longo da hora do melhor groove de Tiago Nacarato, com temas como "A dança", "Tempo", "A casa portuguesa" e o sucesso que fez com que todas as cadeiras do The Voice se virassem para ele "Onde anda você", a baía de Cascais foi-se enchendo.


O público aqueceu e no final, Tiago Nacarato ainda cantou o tema "Areia fina" em exclusivo para a RFM.


 


A noite de 6ª feira encheu-se de luzes em Cascais para se ver e ouvir os blues, o soul e o funk dos The Black Mamba que cantaram temas como Blood Diamond, Rock me baby, Believe ou Sweet Amsterdam. O encore foi com "Love is on my side" e Crazy Nando.


Uma festa de guitarras, bateria, percussão, teclados e piano, e a voz única e o chapéu de Tatanka.


No final do concerto, a Ana Colaço apanhou-o à saída. Vê tudo aqui.

 


O primeiro dia das Festas do Mar foi emocionante!


Diana Castro abriu o palco da Baía de Cascais com uma voz doce e com muitos vizinhos na plateia, uma vez que ela vive no concelho de Cascais há alguns anos. Um concerto que contou com a participação deCarolina Deslandes, que já deu um grande concerto, nestas mesmas festas, em 2018.


Entretanto a Baía e as ruas que lhe dão acesso encheram-se para ouvir e ver Vitor Kley. O brasileiro que canta as morenas, e que tem "a tal canção da lua", emocionou-se várias vezes durante o concerto com a forma entusiasmada com que o público, principalmente, feminino, o recebeu.


Para além de ter vestido a camisola da selecção portuguesa, Vitor Kley acabou o concerto em tronco nú juntamente com Diogo Piçarra, que foi o convidado da noite.


Vê aqui como foi a saída do palco de Vitor Kley com a Ana Colaço



Logo à noite, o primeiro concerto vai ser o de Tiago Nacarato, seguido de The Black Mamba - o concerto que vais poder ouvir onde quer que estejas porque a RFM vai transmiti-lo a partir das 22h


Acompanha tudo na RFM ou nas redes sociais da tua rádio.


Divididas em duas partes, na Baía da vila que diz ser a melhor para se viver um dia, uma semana ou até a vida toda: Cascais!


As Festas do Mar voltaram e com muitas novidades: começaram mais tarde, prolongam-se até setembro, estão divididas por 2 períodos e terminam com um concerto que promete ser épico e onde o público vai ganhar um papel de destaque. Mais... o cartaz é fabuloso!


Agosto

25 Diana Castro | VITOR KLEY
26 Tiago Nacarato | THE BLACK MAMBA
27 Beatriz Rosário | OS QUATRO E MEIA
28 Carolina de Deus | RESISTÊNCIA | Procissão em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes

Setembro
1 Duque Província | D.A.M.A
2 Filipa Vieira | CUCA ROSETA
3 Luís Sequeira | AGIR & FRIENDS
4 Luiz Caracol | SINFÓNICA DE CASCAIS toca TOP 25 RFM com Paulo Fragoso


Além do palco principal, colocado junto à praia dos pescadores, vai surgir um novo palco junto à Cidadela de Cascais. Por lá, vão também passar vários artistas a partir das 18h em cada um dos dias das Festas do Mar.



De 25 a 28 de agosto e de 1 a 4 de setembro: estas são as datas que vais reservar para ires até ao festival gratuito na Baía de Cascais, junto à praia dos pescadores.


A apresentação decorreu no dia 13 de julho e ficou a cargo do Paulo Fragoso, que selecionou as músicas do TOP25 RFM que a Orquestra Sinfónica de Cascais vai tocar no último dia do festival. Uma noite onde vão estar microfones espalhados pelo público que vai acompanhar a música que a Orquestra, dirigida pelo Maestro Nicolai Lalov, vai tocar.


Destacam-se também os grandes músicos que vão fazer as primeiras partes das festas. Entre eles, Tiago Nacarato, Beatriz Rosário, Carolina de Deus e Diana de Castro, que cantou na sessão de apresentação do cartaz.


 


Estás pronto para cantar? A tua voz vai ser precisa nas Festas do Mar! De 25 a 28 de agosto e de 1 a 4 de setembro, na Baía de Cascais.


A RFM é a rádio oficial e vai transmitir os concertos que te vão fazer cantar, onde quer que estejas!