Esta é a vontade de mais de metade dos portugueses inquiridos num estudo feito por investigadores da Universidade Lusófona, citado pela TVI e pela CNN Portugal.


Cerca de 52,35% dos 403 portugueses (267 homens e 136 mulheres) que participaram neste estudo "concordam" ou "concordam totalmente" com o regresso do serviço militar obrigatório. Por outro lado, 32,75% dos participantes escolheram "discordar" ou "discordar totalmente".


Neste estudo, participaram portugueses com idades compreendidas entre os 18 e os 72 anos. A maioria mora em meio urbano (88,1%) e conta com uma licenciatura ou um grau académico superior.


Feitas as perguntas, a conclusão mostrou a opinião dos portugueses, que foram ouvidos neste estudo. E a maioria mostrou ser a favor do regresso do serviço militar obrigatório em Portugal, e também cerca de 55,83% disseram que apoiavam a criação de um exército único europeu.


E porquê?



Esta tomada de posição dos portugueses está relacionada com a União Europeia, que, segundo os inquiridos, citados pela TVI/CNN Portugal, "isto ajudaria a reduzir significativamente a dependência relativamente aos EUA". E ainda cerca de 73,94% dos inquiridos acreditam que a existência de um exército único europeu "contribuiria para uma maior afirmação da UE no mundo".


José Carochinho e Gonçalo Duarte Silva, investigadores do Centro de Investigação em Ciência Política, Relações Internacionais e Segurança da Universidade Lusófona, foram os criadores do estudo e o primeiro afirmou que a "guerra [na Ucrânia] teve a sua influência" no que toca à opinião dos portugueses.


Apesar da opinião da maioria dos portugueses, o regresso do serviço militar obrigatório não vai ser uma realidade, em Portugal, para já.


Em maio, a ministra da Defesa Nacional defendeu, de acordo com a ZAP Notícias, que "não tem sentido reinstituir um serviço militar obrigatório", uma vez que esse sistema “não responde às necessidades estratégicas” das Forças Armadas, que precisam de “militares qualificados”.


Foi a 19 de novembro de 2004 que o serviço militar masculino deixou de ser obrigatório, em Portugal. Neste momento, existe apenas a obrigação militar para os jovens que façam 18 anos e é o conhecido Dia da Defesa Nacional.