Nos últimos dias, deves ter visto a ser muito partilhado nas redes sociais a seguinte mensagem “this is the coldest summer of the rest of your life” (“este é o verão mais frio do resto da tua vida”, em português).


Este verão está a bater todos os recordes. Na Europa, são vários os países que têm sofrido com esta onda de calor. Portugal ultrapassou os 40 graus em várias zonas do país e, por exemplo, o Reino Unido ultrapassou, esta semana, pela primeira vez, os 40 graus.

O IPMA revela ainda que os primeiros 17 dias de julho foram os mais quentes deste século. Os dias entre 1 a 17 de julho, deste ano, foram os mais quentes desde 2000, seguido dos anos de 2013, 2003, 2020, 2016 e 2010.



Ainda deves ter bem presente o dia 13 de julho deste ano, devido às altas temperaturas que se fizeram sentir por todo o país. Foi o dia mais quente de 2022 e o quinto dia mais quente dos últimos 23 anos, em Portugal Continental.


Neste período, o valor mais elevado da temperatura máxima do ar, 47°C, ocorreu na estação do Pinhão. Estas informações não deixam de ser preocupantes, uma vez que ainda não estamos a meio do verão. Toma todos os cuidados necessários para te protegeres a ti e aos outros.