Educar filhos é, provavelmente, das tarefas mais complexas que mães e pais têm de desempenhar. Como fazer melhor? Como agir e reagir? Que valores estão mais certos? Enfim… mil perguntas para 10 mil respostas.

Os psicólogos e estudiosos da área têm opiniões diferentes também. A psicóloga de adolescentes e especialista em pais de adolescentes, Angela Karanja, revelou ao jornal The Sun que, e de acordo com o psicólogo Albert Bandura, valores, comportamentos, atitudes e valores são muito facilmente transmitidos pela observação, audição e imitação.

Assim, há, de acordo com esta psicóloga, 10 assuntos que não devem ser discutidos à frente dos filhos.


1 – Evitar criticar os adultos da família, incluindo os pais, ou familiares

As crianças podem sentir-se divididas.


2 – Evitar assuntos que são da responsabilidade dos adultos, como dinheiro, doenças, entre outros igualmente preocupantes

As crianças e adolescentes ficam preocupados sem poder agir.


3 – Evitar assuntos de falta de autoestima por parte dos adultos

“Não faço nada de jeito”, “Sou fraco”, entre outros podem levar as crianças e adolescentes a pensar que é normal não ter autoconfiança e segurança.




4 – Nunca demonstrar arrependimento ou desilusão pelo filho ou pelos filhos

Nunca dizer frases como “Tu nunca deverias ter nascido!”


5 - Não dizer aos filhos como se devem sentir

Eles sentem-se bem ou mal ou assim-assim. Se estão tristes, frustrados ou felizes e contentes têm razões para isso.


6 – Não comparar os filhos aos filhos dos outros.

Se a comparação for negativa, eles vão sentir-se abaixo dos outros e perdem a autoconfiança. Se forem colocados acima dos outros podem ganhar arrogância.


7 – Evitar estereótipos.

Os estereótipos e as generalizações não correspondem à realidade, como por exemplo que há brincadeiras típicas de rapazes ou de raparigas, entre outros exemplos.




8 – Evitar elogios vagos ou vazios

Os elogios devem ser específicos e concretos. As crianças e os adolescentes devem saber por que razão estão a ser elogiados. Caso contrário, podem criar a sensação de que são perfeitos e não necessitam de trabalho e de empenho para realizar tarefas e cumprir objetivos.


9 – Evitar criticar as aparências ou o peso

A imagem positiva do corpo está normalmente ligada a uma maior autoestima e a comportamentos saudáveis.


10 – Evitar discussões à frente dos filhos

Faz parte do senso comum, mas é sempre bom relembrar. Um bom ambiente em casa é salutar para o bem-estar das crianças e dos adolescentes.