2022 foi o ano para voltarmos a viajar com mais facilidade do que nos dois últimos anos, mas foi - e está a ser - um ano de caos nos aeroportos espalhados pelo mundo. Voos atrasados ou cancelados, enormes filas de espera, reclamações, pessoas desesperadas. Este é o cenário que se tem visto nos últimos meses nos aeroportos.


Agora, surgiu, no TikTok, uma tendência para escapar às filas de espera e que está a gerar preocupação nos responsáveis pelos aeroportos. O primeiro a denunciar esta tendência foi o chefe do aeroporto de Heathrow, em Londres, mas nada impede que esta não seja replicada noutros países. O alcance do TikTok não tem fronteiras.


O que está em causa é: os passageiros estão a alegar problemas de locomoção para evitar as filas de espera. Com esta tendência não só conseguem passar por filas alternativas, como têm direito a bancos mais espaçosos no avião. Há quem já tenha posto esta ideia em prática e publicado no TikTok, como é o caso deste homem.


@wolfjenko Amazing what taking one sock off can achieve 😂✈️ #holiday #wheelchair #vip #foryoupage #foryou #prank #funny #fypシ ♬ original sound - WolfJenko


O chefe do aeroporto de Heathrow diz ao The Guardian que o súbito aumento de passageiros com mobilidade reduzida pode estar relacionada com esta tendência que já é viral no TikTok. "Temos mais procura por parte de passageiros que necessitam do apoio de cadeiras de rodas do que tínhamos antes da pandemia. Porque é que isto está a acontecer? Parte da explicação é que as pessoas estão a tentar usar o apoio de cadeiras de rodas para passar mais rapidamente pelo aeroporto. Isto é absolutamente incorreto", disse.


Apesar de não conseguir provar esta teoria em todos os casos, o chefe do aeroporto de Londres deixa um apelo: "por favor, não façam isto".