O caso de Giovanna Ewbank continua a dominar a atualidade. Os filhos da atriz foram alvo de um ataque racista num restaurante, na Costa da Caparica. O casal brasileiro estava a passar férias em Portugal com os filhos e viveu um momento que correu as redes sociais e levou ao manifesto de vários portugueses.

Perante o ataque racista, Giovanna Ewbank insurgiu-se contra a mulher suspeita e o momento ficou gravado em vídeo e foi partilhado nas redes sociais. A polícia foi chamada ao local e acabou por deter a suspeita. Mais tarde foi libertada, mas o casal fez um comunicado nas redes sociais a revelar que ia apresentar uma queixa contra a mulher.



Ainda no rescaldo da situação, o casal emitiu um novo comunicado, esta segunda-feira, 1 de agosto, a agradecer o apoio de todos e onde frisaram que não esquecem o seu privilégio. "Somos conscientes de todos os nossos privilégios e sabemos (sabemos mesmo) que apenas por sermos brancos tivemos tamanha comoção" escreveram.

"Nós lutamos, nós choramos. E nós podemos gritar. Portanto, queremos, mais uma vez, lembrar que famílias pretas gritam todos os dias diante destes crimes e violências - verbais ou físicas. E muitas vezes famílias que se silenciam porque sabem que seu grito não é ouvido."


O casal terminou o texto com uma promessa: "Caminharemos deste nosso lugar de privilégio nos comprometendo a seguir combatendo ativamente na luta antirracista, pois mais uma vez: racismo é crime".