O dia 4 de agosto de 2022 marcou a viagem do primeiro turista português ao espaço!


Mário Ferreira, empresário português, ansiava por esta viagem há vários anos. Valeu-lhe alguma persistência, paciência e exigentes testes, exames e treinos superados para conseguir um lugar na missão NS-22, o sexto voo suborbital tripulado da Blue Origin, empresa aeroespacial dirigida por Jeff Bezos.


Com hora marcada às 14h50 (hora de Lisboa), a cápsula autónoma e reutilizável New Shepard descolou, do deserto do Texas, nos Estados Unidos, em direção ao espaço. Em 10 minutos, o empresário português concretizou o sonho de ir ao espaço!


O momento da descolagem, da aterragem e do reencontro com a família foram transmitidos ao vivo no website da Blue Origin e também no seu canal de YouTube.



A par de Mário Ferreira, os tripulantes foram Coby Cotton, do canal DudePerfect no YouTube, Vanessa O’Brian, alpinista, Clint Kelly III, especialista em tecnologia, a engenheira Sara Sabry e Steve Young, CEO da Young’s Communications.


Os seis tripulantes ultrapassaram, de acordo com a RTP, a "barreira que separa o limite da atmosfera terrestre e o espaço e sentir a microgravidade", sendo que nenhum deles pilotou a nave, "uma vez que é totalmente autónoma".


Cada um dos passageiros levou uma pequena bolsa com objetos especiais e Mário Ferreira não foi exceção. O português decidiu levar uma garrafa de vinho do Porto, uma vez que queria fazer uma experiência e perceber as alterações que a bebida podia ter numa viagem ao espaço, e ainda um pequeno barco rabelo em filigrana, homenageando, desta forma, o norte do país.


(Imagens: Facebook e Reprodução de vídeo)