Na madrugada desta sexta-feira, 12 de agosto, o céu iluminou-se com a última superlua do ano.

Se não perdeste este espetáculo, deves ter reparado que a lua parecia maior e mais brilhante. Isto foi nada mais, nada menos, do que um efeito psicológico, segundo o que Ricardo Reis, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, explicou à TSF.


"O que ocorre é um efeito que não é ótico, é mais psicológico, que é quando a Lua está a começar a nascer, logo ao anoitecer. Quando a Lua está mais baixa, como temos termos de comparação, como os prédios ou as árvores, o nosso cérebro interpreta a Lua como estando um pouco maior do que aquilo que é, mas isso é um efeito que ocorre sempre que a Lua está mais baixa no horizonte e é um efeito psicológico. Se tirarmos uma fotografia à Lua, quando está mais em baixo ou em cima, ela vai ter o mesmo tamanho, embora aos nossos olhos não pareça. Depois há o efeito físico da superlua, que é o facto de ela estar mais próxima de nós e parecer um bocadinho maior. No caso da superlua que está a acabar de nascer temos o sobrepor dos dois efeitos, ela quando nasce parece gigantesca", o que dá "um espetáculo visual bastante agradável".


E foi isso mesmo que algumas pessoas, um pouco por todo o mundo, não perderam. As redes sociais inundaram-se de fotografias da superlua que parecem verdadeiros quadros.