Fernando Rei, o tecelão português que faz peças de luxo para Christian Louboutin

COM APENAS SETE ANOS DE EXPERIÊNCIA NA ÁREA DO TEAR, FERNANDO REI CONTA COM CLIENTES DE RENOME, COMO CHRISTIAN LOUBOUTIN

Jéssica Santos


É no seu atelier em Aboim da Nóbrega, Vila Verde, que a magia acontece. Fernando Rei é tecelão e, entre a criação de peças ligadas ao folclore tradicional, ajuda também a dar vida a peças de luxo de designers de renome, como Christian Louboutin.


Tal como conta à NiT, tudo começou num encontro que tiveram, através de um mediador, em 2018, numa feira de artesanato, em Lisboa. Fernando Rei conheceu Louboutin, que visitou o seu tear e elogiou o seu trabalho. Esse foi o mote para o início de uma boa - excelente - relação profissional e que já deu alguns frutos.

Em 2019, Louboutin decidiu homenagear Portugal com a mala Portugaba, cujo valor ascende os 1600 euros, e pediu ajuda a Fernando Rei para a concretizar. Desde então que o tecelão já ajudou o designer francês a criar várias peças. Depois das malas Portugaba, fez tecidos para outras peças e está a ajudar Louboutin no seu novo hotel, em Melides.



O extenso currículo poderia ser um forte indicador de uma longa carreira no tear, mas não. Segundo conta à NiT, Fernando Rei dedicou-se a esta arte, em exclusivo, apenas em 2015, depois de ter perdido o seu emprego, como animador cultural.

Apesar do tear fazer parte da sua família, e de as máquinas o fascinarem, o agora tecelão nunca tinha despertado muito interesse por esta profissão até ao momento em que o convidaram para uma formação em tecelagem, quando ainda estava a terminar o mestrado. Depressa se apaixonou pelo tear e, ao longo do tempo, paralelamente com o seu trabalho, fez novas formações e especializou-se na área.


Fernando Rei só precisava do pretexto perfeito para fazer desta arte vida e foi quando se viu sem trabalho que decidiu criar a sua própria empresa, a Tearte, e fazer do tear o seu ganha-pão.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Nobel da física dá dica infalí...Nobel da física dá dica infalível para cozinhar massa e gastar pouca energiaNÃO SÓ É UM CIENTISTA VENCEDOR DO PRÉMIO NOBEL DA FÍSICA COMO É ITALIANO E TEM UMA DICA INFALÍVEL PARA COZINHAR MASSA E POUPAR ENERGIAmaisBombeiros de Beja surpreendem ...Bombeiros de Beja surpreendem casal de noivos com rega de água e são criticadosDOIS ELEMENTOS DA CORPORAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE BEJA CASARAM E OS COLEGAS FIZERAM-LHES UMA SURPRESA QUE ESTÁ A DAR QUE FALARmaisQue barulho é este, na RFM? Vê...Que barulho é este, na RFM? Vê aqui os palpites errados"QUE BARULHO É ESTE, NA RFM?" O JOGO QUE NÃO SAI DA CABEÇA DOS PORTUGUESESmaisAntónio Costa anunciou medidas...António Costa anunciou medidas e os portugueses encheram as redes sociais de memesASSIM QUE ANTÓNIO COSTA ANUNCIOU UM NOVO PACOTE DE MEDIDAS MUITOS PORTUGUESES MANIFESTARAM-SE ATRAVÉS DE MEMESmaisHomens ou mulheres, quem trai ...Homens ou mulheres, quem trai mais? Terapeuta especialista respondeÉ UMA QUESTÃO POLÉMICA QUE FOI AGORA RESPONDIDA POR UMA TERAPEUTA ESPECIALISTA EM CASOS DE TRAIÇÃOmaisNininho e Matias finalmente ju...Nininho e Matias finalmente juntos em dueto exclusivo!O CAFÉ DA MANHÃ DA RFM CONVIDOU NININHO VAZ MAIA E MATIAS DAMÁSIO PARA UM DUETO ÚNICO E INCRÍVEL!maisMulher de 66 anos faz bolachas...Mulher de 66 anos faz bolachas com a cara de Cristiano Ronaldo e torna-se viralUMA CRIADORA DE CONTEÚDOS COM MAIS DE 10 MILHÕES DE SEGUIDORES NO TIKTOK FOI DESAFIADA A FAZER BOLACHAS COM A CARA DE CRISTIANO RONALDOmaisDurante décadas, esta mulher s...Durante décadas, esta mulher só colocou protetor solar na cara (e não no pescoço) e o resultado tornou-se viralDURANTE 40 ANOS, ESTA MULHER COLOCOU PROTETOR SOLAR APENAS NO ROSTO. A FOTOGRAFIA FOI PARTILHADA NO TWITTER E DEPRESSA SE TORNOU VIRALmaisPais das vítimas da tragédia d...Pais das vítimas da tragédia do Meco sentem-se indignados com série portuguesaA SÉRIE "PRAXX" VAI SER INSPIRADA NA TRAGÉDIA DO MECO, MAS OS PAÍS DAS VÍTIMAS MOSTRARAM-SE DESAGRADADOSmais
Top