Os vencedores da próxima edição dos Globos de Ouro vão ter uma mãozinha portuguesa!


O jornalista português Rui Pedro Tendinha está entre os 103 novos votantes que vão selecionar os nomeados e os vencedores dos Globos de Ouro, os prémios norte-americanos de cinema e televisão.


Esta é a primeira vez que um grupo de profissionais, que não faz parte da organização, tem a oportunidade de avaliar possíveis nomeados e até de decidir nomeados.


Como tal, o objetivo de alargar o leque dos jurados é, de acordo com a presidente da Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood, citada pelo Observador, "aumentar mais rapidamente o número de votantes, preservar a nossa identidade internacional e manter o compromisso de agregar jornalistas qualificados e experientes do entretenimento".


E um desses jornalistas é, assim, Rui Pedro Tendinha, jornalista e crítico de cinema, que escreve atualmente para o Diário de Notícias, tendo já trabalhado para outros meios de comunicação.


O jornalista português também faz parte da Federação Internacional de Críticos de Cinema e já entrevistou inúmeras personalidades internacionais, como Angelina Jolie, Quentin Tarantino e até Penélope Cruz, entre vários outros.



O jornalista português junta-se assim a mais outros dois portugueses, Rui Henriques Coimbra e Bárbara de Oliveira Pinto, que já fazem parte da organização.


O responsável pelo departamento de diversidade da associação Neil Phillips afirmou, em comunicado, que ainda vão "continuar a escolher e recrutar mais membros e votantes não-membros para aumentar, diversificar e fortalecer os Globos de Ouro e manter o caráter único internacional".


Neste momento, os 103 novos votantes do júri dos Globos de Ouro em Hollywood são de 62 países, sendo que 43,5% da Europa, 18,5% da América Latina, 17% da Ásia, 9% do Médio Oriente e 7% de África.



(Imagens: Instagram)