Quem é mãe e pai conhece e viveu os maiores desafios da maternidade e da paternidade... Entre noites mal dormidas, choros sem se saber a razão e os medos e as dúvidas que os assolam, é, para alguns, muito para assimilar, mas o amor que se tem pelos filhos faz tudo valer a pena.


E tudo isto se multiplica quando, a par da maternidade e da paternidade, se tem uma outra atividade onde não se pode tirar férias. Esse é o caso de uma jovem estudante que, por alterações de última hora na creche, se viu obrigada a levar a sua bebé de dois meses para as aulas.


Inscrita na Universidade Lander, em Greewood, no estado de Carolina do Sul, nos Estados Unidos, Peterra Richburg viu-se com uma decisão difícil de tomar quando recebeu a notícia de que, afinal, não podia deixar a sua filha na creche. Assim, debateu-se entre as possibilidade de ficar em casa e faltar às aulas ou de levar a pequena Aria para o Campus.


Optou pela segunda e, com algum receio daquilo que os colegas e os professores poderiam pensar, colocou a filha no carrinho e levou-a para a universidade, uma vez que está determinada em terminar o seu curso, em maio do próximo ano, e não queria faltar.


Assim que chegou à aula de matemática, Peterra Richburg viu os colegas receberem a sua filha com alegria, pelo que ficou mais descansada com a decisão que tomou. Só que, pouco tempo depois, a pequena Aria ficou inquieta, soltou um choro e foi aí que o inesperado aconteceu.


Durante a aula, o professor Samuel Reed da disciplina de matemática pegou na bebé e tentou acalmá-la.


A mãe de Aria ficou lisonjeada e disse, em declarações ao site da universidade, que o professor decidiu ajudar para que a estudante "pudesse tomar notas". Ao fim de algum tempo, a bebé descansou e a aula continuou.


O gesto foi captado pela mãe que o partilhou nas redes sociais com a descrição "Compaixão na aula" e, rapidamente, chamou à atenção da universidade, que também partilhou o momento, e da Internet.


Nas redes sociais, a Universidade Lander escreveu: "Querem saber a definição de um professor e de um ser humano fantástico? Hoje, uma aluna finalista trouxe o seu bebé para as aulas (a hipótese da creche caiu e ela não tinha outra opção) e o bebé começou a ficar inquieto. Em vez de pedir ao aluno para sair, o professor Reed salvou o dia e segurou o bebé enquanto dava aulas."



A pequena Aria foi o primeiro bebé a frequentar as aulas de matemática do professor Samuel Reed, que justificou a sua atitude, em declarações ao site da universidade, dizendo que achou que "poderia ignorar o seu choro (...) ou eu poderia segurá-la e ver se conseguia ajudar, então, eu peguei nela e continuei a ensinar". Ao professor, não lhe custou ajudar a acalmar a bebé, uma vez que não "queria que a mãe se distraísse" e queria "que continuasse a participar ativamente com os outros colegas".


O professor é pai de uma criança de dois anos e, por isso, o seu instinto paternal fê-lo dar uma mãozinha a esta mãe, que está a concluir o curso de educação primária. Questionada sobre como consegue dividir-se entre os estudos a maternidade, Peterra Richburg assegurou que "é difícil, mas eu consigo!".


A universidade escreveu que o professor Samuel Reed está habituado a amparar alguns alunos e a enxugar as suas lágrimas nas aulas de matemática e, com este gesto, ficou provado que consegue fazer o mesmo a bebés.


(Imagens: Instagram)