Foi no Canadá que 747 pessoas dançaram a dança folclórica portuguesa, “Vira”, e bateram um recorde do Guiness.

O Centro Cultural Português de Mississauga bateu o recorde do maior número de pessoas a dançar folclore, este sábado dia 17 de setembro, segundo o Observador, confirmado à Agência Lusa, por uma fonte da organização.



"Hoje foi batido o título do recorde do Guinness do maior número de pessoas a dançarem em simultâneo uma dança folclórica portuguesa atingindo 747 participantes", disse Hannah Ortman, juíza oficial do evento, segundo a mesma publicação.

Podes ver aqui o momento de confirmação da entrada no Livro de Recordes do Guiness!



O recorde atingido pela comunidade portuguesa no Canadá pertencia ao Rancho Rendilheiras do Monte, de Vila do Conde. O recorde passado, de 2018, juntava 744 pessoas, a dançar a chula durante cinco minutos.

O evento foi promovido no Instagram do Centro Cultural Português de Mississauga!

O projeto montado por Andrew da Camara, o ensaiador do rancho folclórico do Centro Cultural Português de Mississauga, surge com a iniciativa “Dançar para Aqueles que Não Podem”. A iniciativa foca-se em angariar e consciencializar para problemas que existem na sociedade, numa homenagem a pessoas com deficiências físicas e mentais, que não podem dançar.

O dinamizador, que desde 2019 se dedicava a organizar o projeto contou a emoção que foi alcançar este recorde, "emocionado após constatar um sonho que se tornou realidade" e de como já pensa em qual será o próximo desafio: "É difícil de explicar agora. No princípio, quando tive esta ideia, as pessoas diziam-me que era maluco, mas tudo é possível quando acreditas em algo. Agora pensamos, após batermos um recorde do Guinness, o que será o próximo desafio", citado pelo Observador, reportado pela Agência Lusa.

Os lucros do evento serão repartidos pela Luso Canadian Charitable Society, Sociedade Canadiana do Cancro e Community Living Mississauga.

O evento contou com a presença de atuações de vários grupos e músicos, incluindo Rui Bandeira, vencedor do Festival RTP da Canção em 1999. Também o cantor dançou o “vira” e mostrou-se feliz por participar na iniciativa.



O recorde será registado no Livro de Recordes do Guiness, que é publicado todos os anos e é conhecido por mostrar recordes de todo mundo.