Não é todos os dias que se encontra uma mala cheia de dinheiro. E não é também todos os dias que se devolve dinheiro que se encontra, assim do nada!

Pois foi exatamente o que aconteceu por estes dias.


Chama-se Víctor Montes Prado, tem 57 anos e vive em Cangas, província de Pontevedra, na Galiza, em Espanha. Este homem é pobre e honrado, como o próprio disse, de acordo com site O Minho.


Varredor de ruas, como ocupação profissional, Víctor encontrou uma mala cheia de dinheiro, em cima de um banco de pedra, na zona ribeirinha de Cangas, quando ia levar o seu filho à escola. Apressou-se a entrega-la à polícia que, depois, a devolveu aos seus donos, um casal. O valor, 11.400 euros, encontrava-se em diversos envelopes com notas de 50 euros, dentro da mala que estava aberta.

O caso espalhou-se pela localidade de Cangas devido ao ato de honra de Víctor que disse: “se o dinheiro não vem do meu trabalho ou se não foi conquistado por mim, não é dinheiro. Sou pobre, mas a humildade e a honra ensinaram-me desde criança. Não importa o valor, não era meu e o certo é devolver, caso contrário seria um ladrão”.


O agora considerado herói de Cangas está feliz e diz que a maior retribuição que pode receber é estar de “consciência tranquila” e saber, segundo as suas palavras, que os legítimos donos do dinheiro são, tal como ele o é, “pessoas humildes”.