Quem tem animais de estimação sabe o trabalho que dão! Mas tudo compensa ao fim do dia quando, depois de um longo dia de trabalho, os nossos cães e gatos nos recebem em casa. A verdade é que os animais de estimação trazem muitos benefícios para a nossa saúde.

Quatro milhões e oitocentas mil pessoas são donas de um animal de estimação, em Portugal, de acordo com a Nit. O número é grande e mostra o amor dos portugueses pelos animais.

E se cada vez se fala mais do bem-estar dos animais, também se estuda mais os benefícios que ganhamos com eles. De acordo com um estudo, citado pela publicação, realizado pelo instituto australiano Baker Medical Research, ter um animal de estimação está ligado à redução do risco de desenvolvimento de doença cardíaca.

O estudo mostrou que os donos de animais de estimação tinham valores de pressão arterial, de triglicéridos e de colesterol mais baixos comparativamente com as pessoas que não eram donas de cães.



A companhia de um animal de estimação pode melhorar a nossa saúde física e mental. Os benefícios passam por prevenção de alergias, a ter um coração mais saudável, a gerir o stress e a ansiedade, na manutenção de um peso normal e a prevenção da depressão, de acordo com a publicação de o site Lusíadas.

Interagir com um animal de estimação leva a uma maior produção de dopamina e serotonina, neurotransmissores, que propiciam a sensação de prazer, com as suas propriedades calmantes. Desta forma, há um aumento na produtividade não só no trabalho, mas também no dia-a-dia.

Ter animais de estimação faz bem à saúde!