Se nas próximas vezes que fores à rua, em Oeiras, vires mais do que um cão com um laço amarelo não estranhes. Mais do que uma razão estética, este laço amarelo pretende alertar as pessoas para não tocarem ou se aproximarem do animal. Há cães que não são sociáveis e que não gostam do contacto com estranhos e, por isso, este laço amarelo pretende dar esse espaço ao animal.


Esta iniciativa já existe noutros países, como a Austrália, a Noruega ou o Reino Unido, desde 2013, e agora estará em vigor em Oeiras. A ideia surgiu em 2012 através da treinadora sueca Eva Oliversson e revelou-se um sucesso.


Segundo o site Oeiras Digital, este laço amarelo "não serve para identificar cães perigosos ou potencialmente perigosos, nem tão pouco para 'marcar' cães agressivos", mas sim para "transmitir a mensagem de que o cão necessita de espaço".

E pode ser usado em diferentes momentos da vida do cão: por estar em treino; por ter sido resgatado há pouco tempo e ainda ser reativo; porque é pouco sociável com outros animais; porque está doente; porque é idoso e não pode ser provocado por outros animais; porque é um cão mais reativo a outros animais; porque está em tratamento.



Esta iniciativa será apresentada esta quarta-feira, 5 de outubro, na Festa Animal, junto ao Centro de Apoio Animal, no Jardim Municipal de Oeiras, e depois os laços amarelos estarão disponíveis em todas as juntas de freguesia do concelho, em espaços municipais de atendimento ao público e no CROAMO – Centro de Recolha Oficial de Animais do Município de Oeiras.